Comente a participação das mulheres na política brasileira atualmente. Podemos afirmar que elas ocupam um papel de protagonismo? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não. Ainda que nos últimos anos, tivemos uma progressão no debate público em torno das questões femininas (aborto, maternidade, carreira, assédio...etc) e esses temas são amplamente discutidos na sociedade, ganhando espaço no cenário político. Entretanto, no que tange a representatividade feminina na política, é um tema bastante distante do ideal.
É importante destacar que o número de mulheres no Brasil supera o de homens. Porém, o percentual de mulheres atuantes permanece o mesmo desde 1940.
Mesmo existindo cotas eleitorais (lei que assegura uma porcentagem mínima de 30% e máxima de 70% a participação de determinado gênero em qualquer processo eleitoral vigente) esse mecanismo pouco tem contribuído para melhorar a atuação e a chegada das mulheres aos cargos do governo brasileiro.
Além disso, muitas das candidatas que se inscrevem na lista de cotas partidárias são consideradas candidatas laranjas, ou seja, são mulheres que não têm interesse em pleitear um cargo político, estão ali só para cumprir o coeficiente necessário que os partidos devem ter para serem considerados legais no processo eleitoral. Algumas nem chegam a fazer campanha política e também não obtém votos qualificados.
Explicação: