História, perguntado por mylaurinah97, 1 ano atrás

comente a origem do café no brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por Ynstalingrado
9

Resposta:

       A cultura Brasileira é claramente bem extensa e difundida, os processos de formação cultural contribuíram para que o café fizesse tanto sucesso como fez.

       A origem do café no Brasil encontra-se no século XVIII. As primeiras mudas de café foram plantadas ainda pelos idos de 1720, na província do Pará. A pessoa que teria trazido as primeiras sementes do café para o Brasil foi Francisco de Melo Palheta, após viagem à Guiana Francesa.

      O café já era consumido desde a Antiguidade, quando os habitantes da Etiópia, na África, passaram a conhecer a planta. Depois disso, persas e árabes entraram em contato com esse hábito de consumo, passando o café a ser cultivado em várias partes do mundo. Alguns setores da sociedade europeia possivelmente passaram a beber café depois do século XVII, hábito que se expandiu rapidamente pelo continente.

       O solo e o clima da região favoreceram a produção do café, que se destinava a atender ao mercado consumidor da Europa e dos EUA. Os africanos escravizados formaram a força de trabalho para laborarem no cultivo, colheita e beneficiamento do café. O transporte para o porto do Rio de Janeiro, de onde inicialmente era exportado, era feito no lombo das mulas.

         A partir de 1837, o café tornou-se o principal produto de exportação do Brasil Império. Os grandes lucros decorrentes da exportação do café enriqueceram os grandes fazendeiros, os chamados “Barões do café”, e sustentaram financeiramente o Império brasileiro até 1929 quando ocorreu a quebra da bolça de valores em Nove Iorque. Com a crise do café, percebeu-se a necessidade de alavancar a industria no Brasil e inicia o Estado Novo em 1934 com Getúlio Vargas.

Perguntas interessantes