comente a economia, política e Cultura dos povos astecas, maias e incas.
Soluções para a tarefa
Astecas
Economia
Ao longo da expansão do povo asteca, a agricultura foi se tornando a sua principal atividade econômica. Mesmo habitando uma região com terrenos alagados, desenvolveram técnicas agrícolas que superavam as limitações naturais da região. Uma interessante técnica agrícola desenvolveu-se com a construção das chinampas.
Incas
Sociedade e Política
Baseada em uma forte tradição militarista, os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império. No topo da hierarquia social asteca estavam os nobres, os sacerdotes e os militares. Estas três classes exerciam importante papel na manutenção do império, na conquista de novas terras e no contato entre os homens e os deuses.
Política dos povos Incas
A organização do seu governo imperial ocorreu a partir de uma série de vitórias militares que “intimidava” os outros povos: a expansão de seu território por meio delas e as populações que foram militarmente subordinadas só reafirmavam o poder dessa civilização. O imperador inca (“O Inca” era como o chamavam) era considerado um descendente do sol e, por essa condição divina, deveria ser responsável pela criação das leis e era o principal guardião de todos os bens que pertenciam ao estado (inclusive as terras). Abaixo do imperador, estavam os sacerdotes, chefes militares, juízes, governadores provinciais e sábios. Alguns deles controlavam o império pois possuíam bastante poder dentro dele.
Economia
Todos os níveis da sociedade deveriam pagar tributos ao imperador inca.
Não usavam moedas, eles faziam trocas ou escambos. E até o trabalho era remunerado com mercadorias e comida.
A agricultura era sua principal atividade econômica. Plantavam mais de setecentas espécies de vegetais. Os destaques foram: batatas, batatas doce, milho, pimenta, algodão, tomates, amendoim, mandioca e um grão chamado quinua.
A caça também tinha seu espaço dentro da economia dos incas. Fornecia carne, couro e plumas que usavam em seus tecidos. Era uma atividade coletiva. Cervos, aves e peixes eram os mais caçados.
Maias
SOCIEDADE
A sociedade maia tinha uma organização bastante diferente dos demais impérios consolidados ao longo do continente americano. Organizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-Estado. Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach vinic, governava a região em nome de uma divindade específica. Seu poder era repassado hereditariamente e os principias cargos administrativos eram por ele delegados.
ECONOMIA
O milho era considerado um dos principais gêneros agrícolas da dieta alimentar maia. Seu cultivo contava com técnicas bastante desenvolvidas que trabalhavam em um sistema rotativo de terras. Alem disso, utilizavam das queimadas para explorarem terras ainda não cultivadas. O grande consumo do milho e o uso das queimadas faziam com que as terras férteis sofressem um rápido processo de desgaste.
PS: a Cultura se basea na "sociedade" propriamente dita.