Comente a democracia ateniense destacando a exclusão da mulher dos metecos e dos escravos
Soluções para a tarefa
Clístenes foi o reformador capaz de estabilizar o regime democrático ateniense. Alem disso, ficamos com a ligeira impressão de que a igualdade entre os cidadãos de Atenas fora realmente alcançada. Porém, o conceito de cidadania dos atenienses não englobava, de fato, a maioria da população pois
somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política. Dessa forma, a democracia ateniense era excludente na medida em que somente um décimo da população participava do mundo político ateniense o que não deixa de ser uma atitude anti democrática e preconceituosa.
Mulheres, escravos e estrangeiros eram excluídos de qualquer participação política em Atenas. A atuação e importância dada às mulheres era reduzida. Portanto, Atenas era uma democracia excludente.
Democracia Ateniense
Os cidadãos eram iguais perante a lei, tinham direito de ter palavra nas decisões e participavam da política. A democracia era direta. Eram considerados cidadãos os maiores de 18 anos, nascidos em Atenas e com pais atenienses. Estavam excluídos os estrangeiros, mulheres e escravos.
Os escravos eram empregados nas forças policiais da cidade, usados em atividades artesanais e domésticas. Os estrangeiros, em maioria, se dedicavam ao comércio.
As mulheres não tinham direito à participação na vida pública e nem na política. Era dada a elas a função de ter herdeiros, cuidar dos filhos e da casa. Deveriam ser subservientes ao pai e após o casamento, ao marido. Era valorizado que elas fossem "dóceis".
Leia mais sobre Grécia Antiga: https://brainly.com.br/tarefa/2988006
#SPJ2