Comente a afirmativa a seguir, utilizando-se tanto dos conhecimentos antropológicos, assim como, do debate político sobre o papel do Estado, democracia e justiça social.
O Estado, e parte da sociedade civil, ainda reproduzem a narrativa de desvalorização e não reconhecimento da população indígena brasileira, uma vez que as ações de violência e violação dos direitos de existir destes povos permanecem enraizadas na cultura nacional.
Você pode orientar a sua reflexão a partir dos seguintes conceitos: Diversidade cultural/ Alteridade/ Eurocentrismo e a discriminação/ Padrões de Cultura.
Soluções para a tarefa
O texto nos apresenta o sentido de estado, lado a lado da narrativa de busca pela proteção as comunidades indígenas, o que em diferentes momentos é deixado de lado, onde a reflexão sobre o relativismo cultural e a pluralidade acabem sendo colocados como algo não tão importante.
A cultura indígena deve ser protegida
O Estado só avança se respeitarmos as culturas que surgiram antes de nós, e mesmo que a sociedade se desenvolva, é importante proteger a liberdade e a diversidade cultural, quebrando os esteriótipos eurocentricos, bem como a discriminação e os padrões apresentados pela sobreposição europeia sobre o Brasil.
Mais sobre o relativismo cultural:
https://brainly.com.br/tarefa/17411857
Resposta:
Os conceitos apresentados relatam a falta de interesse político na vida indígena, denunciaram o descaso das autoridades competentes.
O Estado precisa respeitar e valorizar o indivíduo para o desenvolvimento de uma nação, sendo este individuo de qualquer etnia.
É importante proteger populações indígenas, sua cultura, seu modo de vida, e também auxiliar na conservação dos recursos naturais. As áreas indígenas fazem parte de um conjunto que inclui as Unidades de Conservação da Natureza, Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais que, entre outros benefícios, proporcionam a conservação da diversidade biológica nativa em seu habitat natural.