História, perguntado por souzadeaguiar26, 6 meses atrás

comentar sobre a República brasileira (urgente)​

Soluções para a tarefa

Respondido por leandroruivo12
0

Resposta:

A História da República Brasileira iniciou-se em 1889 com a Proclamação da República e acompanhou todo o período posterior, até o século XXI. A divulgação de ideias republicanas remonta ao período colonial. No final do século XIX, com o fim da escravidão, as elites agrárias do país aceitaram organizar o Estado brasileiro nos moldes republicanos.

Mesmo a República tendo aceitação das elites e ter sido realizada através da força do exército brasileiro conformou um caráter autoritário e excludente do Estado brasileiro, garantiu privilégios as elites e negou direitos às classes menos favorecidas durante muito tempo.

Primeira República

A República Velha, ou Primeira República, é o primeiro período dessa história, compreendida entre a Proclamação da República em 1889 e a Revolução de 1930. Tendo dois marechais como presidentes. Sendo chamada de República da Espada.  

Nesse período ocorreu revoltas urbanas e rurais decorrente das mudanças sociais e políticas pelas quais passaram o país. Destaca-se a Guerra de Canudos, de 1896-1897, e a Revolta da Vacina, de 1904.

Essas mudanças resultaram em novas pressões políticas e sociais, que as oligarquias paulistas e mineiras não poderiam mais controlar. A Revolução de 1930 foi o ápice desse processo, o que resultou no período conhecido como Era Vargas.

Era Vargas

A Revolução de 1930 elevou Getúlio Vargas ao poder, permanecendo como presidente até 1945. Durante seu Governo Provisório (1930-1934), o novo presidente conseguiu contornar os conflitos entre as elites nacionais, principalmente com a vitória sobre a oligarquia e burguesia industrial paulista durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

 Quarta República

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, Vargas estava enfraquecido. Um golpe comandado pelo general Eurico Gaspar Dutra o retirou do poder. Uma nova Constituição foi adotada em 1946, garantindo a realização de eleições diretas para presidente da República e para os governos dos estados. O Congresso Nacional voltou a funcionar e houve alternância no poder.  

O governo de JK conseguiu imprimir um acelerado desenvolvimento industrial em algumas áreas, mas não pôde resolver o problema da exclusão social na cidade e no campo. Essas medidas de mudança social iriam compor a base das propostas do Governo de João Goulart. orquestraram um golpe de Estado, com a deposição pelo exército de João Goulart, em 1964.

Governo Militar

Iniciada em 01 de abril de 1964, a Ditadura Militar foi um dos períodos mais repressivos da História da República. Inúmeros grupos políticos foram cassados, e seus membros torturados e mortos. O que diferenciou o período foi a sistematização da repressão estatal aliada ao incentivo ao desenvolvimento econômico.

A Nova República

A Nova República iniciou-se com o governo de José Sarney e permanece até os dias atuais,  Sarney foi eleito através do voto indireto e durante seu governo foi elaborada uma nova Constituição, promulgada em 1988.

O primeiro presidente eleito diretamente desde 1960 foi Fernando Collor de Melo, em 1989. Porém, os escândalos de corrupção o fizeram renunciar em 1992. A partir dessa renúncia, marcaram a história política da República os mandatos de dois governantes. O primeiro foi Fernando Henrique Cardoso que com o Plano Real pôde garantir a estabilidade econômica necessária aos investimentos estrangeiros.

FHC governou até 2002, quando foi substituído por Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro presidente de origem operária da República buscou caracterizar seu governo pela distribuição de renda, possibilitada pela estabilidade econômica do período anterior.

Explicação:

Perguntas interessantes