Comênio escreveu a Didática Magna com o objetivo de levar toda a sociedade a usufruir da cidadania, isso incluía ricos, pobres, mulheres e homens, de todas as idades, a fim de que estas pessoas pudessem ser libertadas da ignorância e do sofrimento (MENDONÇA, CORDEIRO, 2019). MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR, Unicesumar, 2019. Partindo da importância da Didática Magna para a História da Educação, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta. I. Comênio foi um homem do seu tempo, mas pensou para além dele, tendo em vista que o seu projeto era criar condições para que o homem pudesse se adaptar ao novo modelo produtivo que surgia. II. O contexto histórico em que Comênio viveu no final do século XVI e início do século XVII foi marcado pelo fim do feudalismo e início do sistema capitalista, ou seja, pelo abismo entre ricos e pobres. III. Comênio concebia o homem tanto pelo lado humano quando espiritual, neste sentido, sua obra busca desenvolver os dois lados, sendo considerada uma referência no estudo da Didática. IV. O ensino no período de transição entre a Idade Média e a Modernidade era tradicional, mesmo sendo destinado somente a burguesia e com caráter religioso. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
acredito que todas as alternativa estão corretas :
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Explicação:
Considerando como ensino tradicional todas as tendencias utilizadas até o final do século XIX
Na alternativa IV diz que: O ensino no período de transição entre a Idade Média e a Modernidade era tradicional, mesmo sendo destinado somente a burguesia e com caráter religioso.
As assertivas 1, 2, 3 estão corretamente colocadas.
Isso porque Comênio foi o filósofo responsável por combater de forma histórica o sistema medieval, dotado de grandes limitações principalmente diante da ideia de educação obtida na antiguidade.
Por intermédio de seus estudos, a inteligência bem como os sentimentos das crianças foram levados em consideração juntamente com o direito que todos tinham de ter acesso À educação, garantindo assim a liberdade de pensamento a estes.