Geografia, perguntado por Eduardo267222, 11 meses atrás

Começo meio e fim da União Soviética

Soluções para a tarefa

Respondido por FrameNetMC
1
 CONCLUSAO A União Soviética era um Estado de partido único governado pelo Partido Comunista desde sua fundação até 1990. Mesmo sendo a URSS considerada tecnicamente uma união de 15 repúblicas soviéticas independentes, o seu governo e economia era altamente centralizado. 
A Revolução Russa de 1917 provocou a queda do Império Russo. Após a Revolução Russa, houve uma luta pelo poder entre o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lenin e o movimento anti-comunista Exército Branco. Em dezembro de 1922, os bolcheviques venceram a guerra civil e a União Soviética foi formada com a fusão da República Socialista Federativa Soviética Russa, República Socialista Federativa Soviética Transcaucasiana, a República Socialista Soviética Ucraniana e a República Socialista Soviética Bielorrussa. Depois da morte de Vladimir Lenin, em 1924, Josef Stalin assumiu o poder, levando a URSS através de um programa de industrialização em grande escala. Stalin estabeleceu uma economia planificada e a supressão da oposição política a ele e ao Partido Comunista.Em junho de 1941, a Alemanha nazista e seus aliados invadiram a União Soviética, quebrando o pacto de não-agressão, que este último tinha assinado em 1939. Depois de quatro anos de guerra brutal, a União Soviética saiu vitoriosa como uma das duas superpotências mundiais, sendo a outra os Estados Unidos. 

INTRODUÇÃO A União Soviética e seus Estados satélites do Leste Europeu envolveram-se na Guerra Fria, uma prolongada luta política e ideológica global contra os Estados Unidos e seus aliados ocidentais, que acabou perdendo em face de problemas econômicos e agitação política interna e externa. No final dos anos 1980, o último líder soviético Mikhail Gorbachev tentou reformar o Estado com suas políticas de perestroika e glasnost, mas a União Soviética entrou em colapso e foi formalmente dissolvida em dezembro de 1991, após uma tentativa abortada de golpe em agosto A Federação Russa assumiu os direitos e obrigações soviéticos. 

DESENVOLVIMENTO 

O ano de 1905 é considerado o prólogo da Revolução russa. A Rússia czarista acabara de ser derrotada em uma guerra contra o Japão. A derrota abalou a popularidade do czar Nicolau II e a revolta interna que se seguiu serviria de precedente para a revolução de 1917. 
O Partido Operário Social-Democrata, dividido nas correntes Bolchevique e Menchevique (em russo: maioria e minoria respectivamente) iniciou a Revolução Russa em 1917, em duas etapas distintas. A queda do czar ocorreu em fevereiro, sendo instaurada então uma república cuja estrutura de poder desde cedo se dividiu entre um parlamento convencional e sovietes (conselhos populares) que não se reconheciam mutuamente. As tensões assim geradas acarretaram a Revolução de Outubro. 
Entre 1918 e 1922, logo após a Revolução Bolchevique, teve início a Guerra Civil na Rússia, entre os revolucionários (vermelhos) e os contra-revolucionários (brancos) que apoiavam a volta do czarismo e tiveram o auxílio de tropas estrangeiras de intervenção enviadas por França, Reino Unido, Japão, Estados Unidos e mais 13 países. Certos exércitos formados por camponeses chegaram a ter 50.000 combatentes armados com o que estivesse ao seu alcance - de armas de fogo até ferramentas utilizadas para cultivar a terra. 
[editar]Unificação das repúblicas 
Perguntas interessantes