Pedagogia, perguntado por natyayete8426, 11 meses atrás

Comecemos pela autonomia. Após uma fase pré-moral, chamada anomia, a criança penetra o universo moral e é penetrada por ele: o primeiro estágio, para Piaget, e os primeiros estágios, para Kohlberg, correspondem a fases de heteronomia. Tal heteronomia não é definida por uma falta de liberdade (como vimos, uma das possibilidades de definição da heteronomia), mas pela necessidade de uma referência a instâncias de autoridade, para a legitimação do sistema moral adotado pelo sujeito. Mas essa heteronomia não é o destino inevitável da moralidade humana, pois ela poderá ser superada por uma fase de autonomia, cujos primeiros sinais Piaget identifica em crianças de 9 a 10 anos, e que Kohlberg afirma só se consolidar nos estágios que ele chama de pós-convencionais, atingidos por muito poucas pessoas, mas ainda assim um potencial ao alcance de todos.Fonte: LA TAILLE, Yves de. Desenvolvimento humano: contribuições da psicologia moral.Psicol. USP, São Paulo , v. 18, n. 1, p. 11-36, Mar. 2007 Com base no contexto apresentado, analise as afirmações a seguir I– Existe uma fase pré-moral, a anomia. Nessa fase o sujeito nasce livre das regras e tem consciência delas.II– O primeiro estágio de desenvolvimento se prolonga até 7 ou 8 anos e é chamado de heteronomia, ou seja, o sujeito é governado por uma autoridade, necessitando que suas ações sejam legitimadas.III– A heteronomia é superada pela autonomia, ou seja, por volta de 9 e 10 anos, não há necessidade de referências de autoridade, o sujeito se autogoverna.IV– As atividades cooperativas são estratégias irrelevantes para o desenvolvimento da autonomia, pois permitem a discussão das regras com foco no convívio favorecendo um bom ambiente sóciomoral.Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por ronisemaria
13

Resposta:

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Explicação:

II– O primeiro estágio de desenvolvimento se prolonga até 7 ou 8 anos e é chamado de heteronomia, ou seja, o sujeito é governado por uma autoridade, necessitando que suas ações sejam legitimadas.

III– A heteronomia é superada pela autonomia, ou seja, por volta de 9 e 10 anos, não há necessidade de referências de autoridade, o sujeito se autogoverna.

Respondido por fatiminhasousapel9s4
0

Resposta:

alternativa correta Il e lll

Perguntas interessantes