Começar a história da Reforma Luterana pelo seu ponto de partida tradicional significa começá-la pelo meio. O célebre gesto de Lutero, pregando as Noventa e cinco teses na porta da Igreja do Castelo, em Wittenberg [...]. Podemos, assim, chegar à conclusão de que o mais adequado será principiar a história por onde o próprio Lutero a começou: na gestação de sua nova teologia, que lhe proporcionou o quadro para atacar não só o tráfico que o papado efetuava das indulgências, mas todo um conjunto de atitudes sociais, políticas e religiosas que tinham ficado associadas aos ensinamentos da Igreja Católica.
SKINNER, Q. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
Dentre o "conjunto de atitudes" associadas à Igreja Católica que foram combatidas pelo movimento analisado, encontra-se
a) a crítica à simonia do clero.
b) o incentivo à usura dos banqueiros.
c) a ameaça à soberania dos príncipes.
d) o combate à predestinação da burguesia.
e) o estímulo ao inconformismo dos camponeses.
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Acredito que seja a letra D
Lutero nao acreditava no principio da predestinação.Ele acreditava na justificação pela fé e que o Homem poderia ser salvo de seus pecados pela oração e pela profundidade da sua fé.
Lutero nao acreditava no principio da predestinação.Ele acreditava na justificação pela fé e que o Homem poderia ser salvo de seus pecados pela oração e pela profundidade da sua fé.
kaykep:
A igreja Católica também não acreditava na predestinação da burguesia. Calvino, e portanto, o calvinos, era quem pregava a predestinação do burgues. Para mim, a resposta mais coerente seria a letra C, pois Lutero fez alianças com príncipes Alemães, obtendo a proteção desses durante o período em que foi perseguido pela igreja Católica. (Se alguém tiver uma visão mais aprofundada, por favor, nos ajude.)
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