Começamos com uma reflexão extraída do livro Identidade, de Bauman (2005, p. 33), que diz: “Seu Cristo é judeu. Seu carro é japonês. Sua pizza é italiana. Sua democracia, grega. Seu café, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arábicos. Suas letras, latinas. Só o seu vizinho é estrangeiro”.
Diante do contexto, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
a.
Deve ser analisada também a experiência de ser estrangeiro, que varia não apenas de pessoa para pessoa, mas também em função das condições e das razões que motivaram sua inserção em um território considerado “estranho”.
b.
O estrangeiro é uma categoria considerada concreta, pois frequentemente é recebida com boa vontade por quem é assim classificado, já que estão incluídas nessa questão as multiplicidades, diversidades e singularidades de cada um.
c.
A pessoa pode se sentir um estrangeiro de si mesmo, dependendo de como aceita e encara sua condição, vive suas experiências e articula com o mundo objetivo e subjetivo de sua própria história, de sua biografia.
d.
Se faz importante conhecer o que significam também três figuras: o exilado, o imigrante e o expatriado, que estão tão presentes na sociedade atual, para entendermos melhor o significado de estrangeiro.
e.
Não temos como dizer que existe um estrangeiro absoluto, pois a própria palavra, em sua etimologia, tem várias acepções como: refugiados, exilados, turistas, professores, profissionais, estudantes, nômades modernos, imigrantes voluntários, cônjuges portadores de culturas diferentes.
Soluções para a tarefa
LETRA B
O estrangeiro é uma categoria considerada concreta, pois frequentemente é recebida com boa vontade por quem é assim classificado, já que estão incluídas nessa questão as multiplicidades, diversidades e singularidades de cada um.
Olá!
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
a) Está correta. A experiência de ser estrangeiro é variável de pessoa para pessoa e de acordo com as condições e razões que motivaram a sua ida a um outro país.
b) Está incorreta. O estrangeiro não é uma categoria concreta e em alguns casos não é recebido com boa vontade.
c) Está correta. A pessoa pode se sentir um estrangeiro de si mesmo.
d) Está correta. Os conceitos de exilado, imigrante e expatriado são importantes para se entender melhor o significado de estrangeiro.
e) Está correta. Não existe um estrangeiro absoluto, pois a definição engloba diversas acepções.
Sendo assim, a afirmativa incorreta é a alternativa b) O estrangeiro é uma categoria considerada concreta, pois frequentemente é recebida com boa vontade por quem é assim classificado, já que estão incluídas nessa questão as multiplicidades, diversidades e singularidades de cada um.
Espero ter ajudado, bons estudos!