História, perguntado por eunefioti, 11 meses atrás

Combateu a intervenção
Militar contra Canudos
Provou que aqueles beatos
Pobres, sofridos barbudos
Não queria a monarquia
Queriam a cidadania


Com base no poema acima e na pesquisa realizada sobre a Guerra de Canudos, explique com suas palavras, no caderno, o que o cordel identificou.

Soluções para a tarefa

Respondido por GABRIELNASCIMENTO240
1

Resposta:

A Revolta ou Guerra de Canudos expressou basicamente a falta de terras, a miséria e o abandono das populações rurais do interior do país, tendo forte caráter messiânico.

Essa situação foi o resultado do processo colonizatório sustentado no latifúndio e na oligarquia. Ela piorou com o advento da República (República Velha), que não trouxe qualquer melhoria para as condições de vida dessas populações, como também permitiu o aumento dos poderes dos latifundiários. Acrescentem-se as constantes secas que assolavam a região nordestina, aumentando ainda mais os problemas econômicos e sociais naquela área.

Explicação:

Nesse contexto, surgiu Antônio Conselheiro, rezando e conclamando fiéis para consertar igrejas e cemitérios pelo Nordeste. Ele atraiu a atenção e o respeito de multidões de fiéis. Em 1893, Antônio Conselheiro – que não era clérigo – estabeleceu-se num vilarejo abandonado. Em pouco mais de dois anos, o antigo vilarejo, localizado no interior da Bahia, transformou-se num aglomerado de mais de 20 mil pessoas, trabalhando e cultivando as terras em forma de comunidade.

A maior parte dessas pessoas era de trabalhadores rurais, explorados por grandes latifundiários que, aos poucos, foram ficando sem mão de obra. Ao mesmo tempo, a Igreja passou a se sentir ameaçada com as pregações de Antônio Conselheiro. Chefes políticos nordestinos passaram a conclamar medidas governamentais que dispersassem o agrupamento.

Os motivos alegados eram o roubo de gado por parte dos habitantes do arraial, assim como a acusação de que se tratava de um núcleo de monarquistas. A imprensa em geral e alguns intelectuais da época, demonstrando acentuado elitismo e forte preconceito, condenavam Canudos pelo “fanatismo” e pelo perigo que poderia trazer à jovem República.


eunefioti: obrigada
GABRIELNASCIMENTO240: de nada
Perguntas interessantes