Geografia, perguntado por tutuzão900, 1 ano atrás

com surgiu a água na terra me ajudem pf e o que existe no núcleo do sol

Soluções para a tarefa

Respondido por raniely2006
1

A teoria mais aceita hoje em dia sobre a origem da Terra descreve seu surgimento como uma bola incandescente que, com o tempo, foi resfriando-se lentamente. À medida que resfriava, alguns gases eram liberados de seu interior como amonia, hidrogênio, metade e, junto com eles, vapor d’água. Esses gases se acumularam ao redor da terra formando grandes nuvens escuras. Esta foi, possivelmente, a origem da atmosfera primitiva.
Este processo continua acontecendo até hoje com os vulcões
A temperatura da superfície da Terra era tão alta que uma gota d’água que caísse da atmosfera sobre ela evaporava imediatamente.
A água evaporada, quando encontrava as camadas mais frias da atmosfera, transformava-se em chuvas torrenciais. Foi essa chuva que ajudou a diminuir a temperatura da superfície do planeta.
O resfriamento da superfície da Terra deu origem à formação de uma camada fina de material sólido que, por sua vez, deu origem à crosta terrestre.

Num dado momento, a água das chuvas não retornava mais à atmosfera em forma de vapor: em estado líquido, parte escorria pelas elevações formando os rios, e parte acumulava-se nas depressões da crosta terrestre. Foi essa água que formou os lagos, os mares e oceanos... e assim possivelmente formou-se a hidrosfera primitiva, de constituição diferente da atual



Basicamente, tem átomos de gases batendo uns nos outros, gerando outros gases e liberando energia na forma de luz e calor. Um bruta calor, que no centro do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius! Essa fornalha é alimentada pelas chamadas reações nucleares, que transformam hidrogênio em hélio. Aliás, o hidrogênio é, de longe, o principal componente do Sol, respondendo por 92,1% de sua massa. Em seguida vem o hélio, com 7,8% da massa solar. Como essa reação também produz energia, pode-se dizer que o Sol está, de fato, queimando – e deve continuar assim por 5 bilhões de anos. Quando o hidrogênio acabar, o núcleo do Sol passará a fundir o hélio com metais mais pesados do núcleo. Esse processo o transformará numa estrela gigante vermelha, que engolirá o sistema solar. Em seguida, o Sol vai colapsar e se transformar numa anã branca, esfriando-se por completo depois de 1 trilhão de anos.
1. O calor e a luz solar são produzidos por milhares de reações nucleares que rolam a cada segundo no centro do Sol. Nessas reações, quatro átomos de hidrogênio se fundem para formar um hélio. A massa do hélio corresponde a cerca de 70% da massa dos quatro hidrogênios. Os outros 30% são liberados na forma de luz e calor
2. Toda essa energia resultante das reações nucleares passa a viajar em direção à superfície do Sol. Esse caminho até a borda solar dura cerca de 1 milhão de anos. Não é fácil para essa energia vencer uma pressão 340 bilhões de vezes superior à da Terra

Perguntas interessantes