Geografia, perguntado por Covergod25173, 5 meses atrás

Com suas palavras fale a linha do tempo do crescimento da população brasileira? Urgente é pra amanhã! No mínimo 4 folhas!

Soluções para a tarefa

Respondido por juliafmartins201
0

Explicação:

O crescimento populacional no Brasil

A lógica de crescimento da população brasileira ocorreu de forma bastante próxima ao cenário mundial. Em termos demográficos, o século XX foi marcado, no Brasil, pelo aumento acentuado das taxas de crescimento populacional. Esse cenário foi resultado de fenômenos como o êxodo da população do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. O advento da industrialização também foi um fator preponderante nesse processo. Sendo assim, as melhorias nas condições de saúde e renda da população foram determinantes para a elevação das taxas de natalidade locais. Em 1900, por exemplo, a população brasileira era formada por cerca de 17 milhões de habitantes.

O forte crescimento populacional registrado ao longo do século XX implicou um crescimento absoluto de 100 milhões de habitantes em 80 anos, já que, em 1980, a população brasileira alcançou aproximadamente 119 milhões de habitantes. As décadas de 80 e 90 também registraram um forte incremento populacional e o Brasil iniciou o século XXI com cerca de 170 milhões de habitantes.

Atualmente, no ano de 2021, as estimativas oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil possui mais de 213 milhões de habitantes. O Brasil é, na atualidade, o sexto país em população absoluta do mundo. Porém, o crescimento populacional do país tem apresentado sinais de estabilidade, em especial pela diminuição do número de filhos por mulher. A maior participação das mulheres no mercado de trabalho, a amplificação da utilização de métodos contraceptivos, o aumento exacerbado do custo de vida, entre outros, são fatores que têm levado os brasileiros a terem menos filhos.

Como calcular a taxa de crescimento populacional?

A taxa de crescimento populacional de uma população é tipicamente calculada por meio da chamada taxa de crescimento vegetativo. Esse indicador refere-se à diferença entre a taxa de natalidade e de mortalidade de uma determinada população. Logo, trata-se de estabelecer a diferença entre o número de nascimentos e o número de mortes de uma população.

Porém, o crescimento populacional deve agregar ainda o saldo migratório de uma população, ou seja, a diferença entre o número de emigrantes e de imigrantes. Sendo assim, esse indicador aponta a diferença entre a entrada e a saída de indivíduos de uma determinada região.

Portanto, o crescimento populacional é devidamente calculado por meio da consideração da taxa de crescimento vegetativo e da taxa de saldo migratório. Esse cálculo é realizado mediante a soma desses dois indicadores, ou seja, das taxas de crescimento vegetativo e de saldo migratório. A soma dessas duas taxas indica corretamente o crescimento de uma população.

Perguntas interessantes