Com Sócrates, a Filosofia ganhará um novo objeto: o que funda a realidade é o movimento e o processo autônomo que independe da natureza, isto é, a alma, esta espécie de automotor que habita em cada homem. REIS, Alexandre H. Filosofia e ética. Belo Horizonte: Educacional, 2008. p. 19-20. Com a filosofia pré-socrática ocorre uma ruptura na concepção mítico-religiosa inaugurando-se o pensamento filosófico no Ocidente. Mas é com Sócrates que essa forma de pensar se consolida com ênfase em uma mudança radical em relação ao objeto do conhecimento filosófico, iniciando o Período Clássico da história da Filosofia. Essa mudança no objeto de conhecimento significa a passagem da (o) *
10 pontos
“mito” para a “ciência”.
“ciência” para o “homem”.
“natureza” para o “mito”.
“natureza” para o “homem”.
“natureza” para a “cultura”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A resposta correta é :
Da "Natureza" para o "homem"
Explicação:
Tales, em oposição ao que diziam as cosmogonias gregas, que narravam o surgimento do Universo com base em histórias fantasiosas que envolviam deuses, observou a natureza e propôs uma possível origem racional para tudo, com base na sua observação, sendo essa origem a água. A partir disso, ele fundou um novo modo de pensar baseado na razão.
O ato de observar a natureza, a fim de propor uma possível origem racional para tudo, fez de Tales o primeiro filósofo e impulsionou o objetivo que se tornaria comum entre todos os pré-socráticos: formular uma possível origem racional para o mundo por meio da observação empírica da natureza e do uso da faculdade racional humana.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Espanhol,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás