História, perguntado por stafagabrilly2, 9 meses atrás

Com relação às sociedades ameríndias, assinale a questão INCORRETA *
Na parte central do continente Americano, onde hoje está localizado o México, situava-se o Império Asteca.
Os Astecas, assim como outros povos que viviam naquela região, estavam convencidos de que seus Deuses precisavam de sangue humano e por isso os sacrificavam.
Como os astecas, os maias eram povos agricultores e guerreiros e também construíram obras de irrigação e desenvolveram um artesanato especializado
O Império Inca era imenso. Incluía os atuais Peru, Bolívia e Equador, o sul da Colômbia, parte do Chile e o noroeste argentino.
Apesar de os incas possuírem um poderoso exército, não houve conflito entre o Império Inca e os conquistadores espanhóis

Soluções para a tarefa

Respondido por 3691abril
1

Sociedades Ameríndias

Os povos ameríndios são essencialmente três: Aztecas (ou Mexicas), Maias e Incas, cujos Impérios foram conquistados pelos Conquistadores Espanhóis.

Vamos a cada uma das opções:

- Na parte central do continente Americano, onde hoje está localizado o México, situava-se o Império Asteca.

Esta é verdadeira. O Império Azteca correspondeu, à chegada dos Espanhóis, a toda a América Central (exceto Cuba, sob domínio Espanhol, e a Península de Yucatán, onde estavam refugiados os Maias), e ainda a parte da América do Norte.

- Os Astecas, assim como outros povos que viviam naquela região, estavam convencidos de que seus Deuses precisavam de sangue humano e por isso os sacrificavam.

É verdadeira. Os Aztecas faziam parte de um conjunto de povos designados por Nauatles, que também incluíam Toltecas, Olmecas e Txaltecas, por exemplo. A Mitologia era comum a todos os Nauatles, e, segundo as lendas, os Deuses não eram propriamente imortais. Necessitavam de se alimentar de sangue das espécies inteligentes, incluindo humanos, para que pudessem desempenhar as suas funções, que incluíam manter o Universo e evitar a sua destruição. Por isso, os Aztecas faziam frequentemente sacrifícios, uns que provocavam a morte, outros não.

- Como os astecas, os maias eram povos agricultores e guerreiros e também construíram obras de irrigação e desenvolveram um artesanato especializado

É verdadeira. Os Aztecas e os Maias foram os povos Ameríndios que mais se desenvolveram, e também tinham muitas semelhanças. Ambos se dedicavam à agricultura, construíram aquedutos e sistemas de irrigação, tinham um artesanato e metalurgia admiráveis, e fundaram Impérios grandiosos, sendo povos guerreiros. Porém, Aztecas e Maias estavam em constante confronto.

- O Império Inca era imenso. Incluía os atuais Peru, Bolívia e Equador, o sul da Colômbia, parte do Chile e o noroeste argentino.

É verdadeira. O Império Inca era muito extenso, e ficava na América do Sul, precisamente nesses países atuais. Era um conjunto de quatro Reinos unidos governados por um Imperador.

- Apesar de os incas possuírem um poderoso exército, não houve conflito entre o Império Inca e os conquistadores espanhóis

É falsa. Quando o Conquistador Francisco Pizarro chegou ao Império Inca, os Incas estavam em guerra civil. Francisco Pizarro acabou por se tornar Imperador Inca, porém havia quem não o apoiasse, gerando um conflito entre Conquistadores e grupos de Incas. No entanto, essa resistência, ao contrário do Império Azteca, foi facilmente derrotada, pois os Incas estavam desunidos.

Logo, a ÚLTIMA a que está incorreta.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes