Com relação aos vírus, como vocês acham que aconteceu a descoberta deles e de algumas vacinas que existe para algumas doenças viróticas, e qual a finalidade dessa descoberta para a humanidade?
Soluções para a tarefa
Adolf Mayer, em 1883, estudava a doença do mosaico do tabaco e descobriu que a doença poderia ser transmitida por meio da seiva da planta quando esfregada em outra. Ele analisou a seiva, mas não conseguiu descobrir que micro-organismo era responsável por causar o problema. Ele então formulou a hipótese de que se tratava de uma bactéria bastante pequena, a qual não poderia ser observada nem mesmo no microscópico.
Uma década depois, a partir de trabalhos realizados, separadamente, por Dimitri Ivanowski e Martinus Beijerinck, os vírus começaram a ser conhecidos. Ivanowsky realizou trabalhos com o tabaco para confirmar a hipótese de Mayer. Nesse trabalho, ele filtrou a seiva para conseguir remover as bactérias, mas a doença ainda era transmitida. Ele pensou então que eram bactérias que passavam pelo filtro ou que produziam toxinas capazes de atravessar essa barreira.
Beijerinck realizou experimentos que contradisseram o trabalho de Ivanowsky. Beijerinck observou que, diferentemente das bactérias já conhecidas, o causador da doença do tabaco não se multiplicava nos meios de cultura. Ele então concluiu que estava lidando com uma partícula menor e mais simples. Esse cientista passou então a ser considerado o primeiro a propor a ideia da existência dos vírus.
A primeira vacina foi produzida há mais de 200 anos, contra varíola, doença grave que matava ou deixava a pessoa com o rosto marcado por cicatrizes profundas, chegou antes da descoberta dos vírus.
Um médico da zona rural da Inglaterra observou que a varíola vaccinia (do latin vacca)- agente infeccioso da varíola bovina - diferentemente da varíola humana, cobria de feridas as tetas das vacas, e que as ordenheiras pegavam essa varíola nas mãos, mas não pegavam a varíola humana. Resolveu então injetar, em pequenos arranhões criados por ele nos braços das pessoas, o pus das feridas.
As pessoas tinham febre por alguns dias, mas saravam. Estavam imunizadas. As vacas eram então levadas de porta em porta pelas ruas da Inglaterra. Mais tarde prepararam concentrados do vírus da varíola vaccinia e este concentrado foi chamado de vacina. O vírus da varíola hoje é extinto.
Com essas descobertas novas pesquisas passaram a ser feitas. Hoje contamos com dezenas de vacinas testadas e aprovadas por vários órgãos, nos dando a eficácia delas. Com o descobrimento dos vírus e a cura, a humanidade passou a ter uma média de vida maior que antigamente, consequentemente a conseguir tratamento mais rápido e ter menos mortes. A mortalidade infantil diminuiu e a qualidade de vida aumentou.