Saúde, perguntado por mariaheduardavieiram, 9 meses atrás

com relação ao sistema urinário O que ocorre nos glomérulos​

Soluções para a tarefa

Respondido por yKings
1

Resposta:

Explicação:

O acometimento glomerular pode ocorrer tanto em doenças sistêmicas, situação na qual a glomerulopatia é dita secundária (nefrite lúpica, nefroesclerose diabética etc.), como em doenças originárias do rim, situação na qual a glomerulopatia é dita primária.

Independentemente do mecanismo da lesão envolvido, a lesão glomerular é acompanhada por alterações na função, estrutura e permeabilidade do glomérulo, levando à passagem anormal de proteínas e de outros elementos, redução variável na função de filtração glomerular, além de distúrbios na excreção de sódio e água.

Tanto na forma primária como na secundária, a lesão ao glomérulo se manifesta por meio de alguns sintomas e sinais clínicos, listados a seguir:

proteinúria: decorrente do aumento de permeabilidade glomerular;

hematúria: decorrente da inflamação da parede capilar;

elevação de ureia e creatinina: decorrente da queda no ritmo de filtração glomerular;

oligúria ou anúria: a depender da intensidade da inflamação glomerular e queda do ritmo de filtração glomerular;

hipertensão: decorrente, habitualmente, da retenção de fluido (sal e água) pelo rim.

De uma forma geral, o achado de sinais e sintomas sugestivos de doença glomerular requer, do ponto de vista diagnóstico, a realização de biópsia renal. Há algumas poucas situações, entretanto, nas quais a biópsia renal não é necessária. Assim, a síndrome nefrótica em crianças pode prescindir da realização inicial de biópsia renal, uma vez que a doença de lesões mínimas é preponderante nesta faixa etária, permitindo o início de tratamento com corticoide mesmo sem a realização da biópsia. Na síndrome nefrítica aguda com características clínicas e laboratoriais muito sugestivas de glomerulonefrite pós-estreptocócica, particularmente se em situação de epidemia, a biópsia pode ser indicada apenas naqueles casos de evolução desfavorável. A biópsia renal também não costuma ser necessária em pacientes com quadro clínico muito sugestivo de nefropatia diabética, ou seja, naqueles com diabetes de longa data e com sinais de lesão em outros órgãos-alvo. A biópsia também não está rotineiramente indicada em pacientes assintomáticos com doença glomerular leve (p.ex., hematúria isolada), dado o prognóstico favorável deste tipo de lesão.

Em todas as outras situações, a biópsia renal é imperativa. Vale notar que as doenças glomerulares apresentam, muitas vezes, curso insidioso, o que dificulta o diagnóstico precoce. Assim, o médico deve estar atento ao achado de sinais sugestivos de glomerulopatias, indicando prontamente a avaliação diagnóstica e a conduta terapêutica pertinentes.


mariaheduardavieiram: obg ajudou muito
yKings: De Nada!
Respondido por Neilox
1

Explicação:

Os glomérulos são vasos capilares circundados por uma membrana denominada cápsula de Bowman. Ambos localizados no néfron, unidade funcional dos rins(orgao responsável por extrair os produtos residuais do sangue- que posteriormente formarão a urina).

.............................................

Resposta:

Nos glomérulos ocorre a filtração do sangue(filtração glomerular), onde há o extravasamento(passagem) de parte do plasma sanguíneo. Esse líquido contém substâncias úteis ao organismo(sais minerais, vitaminas, glicose,...), mas também contém substâncias tóxicas.

...................................

Nesse sentido, a próxima etapa do sistema possuirá o objetivo de retornar para o sangue as substâncias úteis ao organismo, deixando as indesejáveis.

Perguntas interessantes