História, perguntado por comanche14, 1 ano atrás


Com relação ao pressuposto básico do socialismo científico, considere o excerto a seguir:

“A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são dependem, portanto, das condições materiais de sua produção.” (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich, 2007, p. 18).

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Luiz Claudio de Castro e Costa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Com base no excerto acima é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:

O capitalismo teve origem no modo de produção socialista, a partir de uma revolução burguesa.
Alternativa 2:

A produção das ideias na vida social, no decorrer da história, está separada da produção da vida material.
Alternativa 3:

O capitalismo teve origem nas ideias religiosas, a partir do Renascimento, e no crescimento da burguesia.
Alternativa 4:

A perspectiva de análise marxista examina a sociedade, levando em consideração as relações sociais estabelecidas no modo de produção.
Alternativa 5:

O pensamento marxista surgiu no início da Revolução Francesa, com a defesa da igualdade e da fraternidade entre todos os seres humanos.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
66

Olá!!


A resposta correta é a Alternativa 4: A perspectiva de análise marxista examina a sociedade, levando em consideração as relações sociais estabelecidas no modo de produção.


Bom, Karl Max foi um importante filosofo de descendência alemã e também apoiador da causa revolucionaria socialista. Mesmo tendo nascido na Alemanha, passou boa parte da sua vida na Inglaterra onde morreu e foi por morar lá e ver o desenvolvimento da Primeira Revolução Industrial onde começou a filosofar sobre os direitos dos operários/população em geral que não eram os burgueses.


Para ele a desigualdade social surgiu justamente por causa da divisão das classes sociais, onde a classe mais alta se aproveitava da baixa e os "extorquiam" por meio do excesso de trabalho e péssimos pagamentos, para continuar mantendo seu poder. Isso quer dizer que seu objeto de estudo era a sociedade e que a mesma era compreendida por causa das relações sociais entre os exploradores e os explorados que originou as lutas de classes.



Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Respondido por clebercfpt
25

Resposta: Alternativa 4:

Explicação: A perspectiva de análise marxista examina a sociedade, levando em consideração as relações sociais estabelecidas no modo de produção.

Perguntas interessantes