Com relação ao período do nacionalismo empreendido durante o governo Getúlio Vargas impulsionou significativamente a industrialização do Brasil nas décadas de 1930 e 1945. Assinale a alternativa INCORRETA durante o seu governo.
a) [...] As primeiras indústrias se utilizaram das poucas infraestruturas de transportes ( ferrovias e portos). concentradas na Região Sudeste[...].
b) [...] Adotou uma política nacionalista que estimulava a industrialização nacional.
c) Criou leis, instituições, indústrias de base, empresas públicas.
d) Consolidação das leis do trabalho, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobrás, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre outras, que organizaram o sistema produtivo do país.
e) Período marcado pelas ondas de privatizações de nossas estatais e de flexibilização das leis trabalhistas.
No governo Juscelino Kubitschek ocorreram modernização em seu governo. Das alternativas abaixo indique a INCORRETA.
a) Modernização, por meio da transferência de multinacionais para o Brasil, predominantemente para o Sudeste.
b) Expansão da indústria automobilística multinacionais. Construção da capital federal (Brasília).
c) Construção de rodovias, expansão das indústrias de base; ampliação na geração, transmissão e distribuição de energia.
d) A atividade industrial passou a comandar a economia e a sociedade, tornando todas as outras atividades subordinadas a ela.
e) Período de estagnação com queda acentuada nas taxas de crescimento PIB, do poder de compra dos salários, aumento do desemprego e aceleração da inflação
Soluções para a tarefa
A alternativa incorreta sobre a Era Vargas é a letra E: "Período marcado pelas ondas de privatizações de nossas estatais e de flexibilização das leis trabalhistas."
Durante o governo de Getúlio Vargas, a indústria brasileira foi muito incentivada, sobretudo pela criação de empresas estatais, como a Petrobrás. Vargas defendia o desenvolvimento de uma economia sólida e sem muita intervenção de nações externas. Além disso, ele foi o responsável pela consolidação das Leis Trabalhistas.
A alternativa incorreta sobre o governo de Juscelino Kubitschek é a letra D: "A atividade industrial passou a comandar a economia e a sociedade, tornando todas as outras atividades subordinadas a ela."
Durante o governo de Kubitschek, o Brasil teve um grande investimento em indústrias de base, sendo o capital externo o principal investidor. Entretanto, a indústria não era o principal setor econômico do país, mas a agricultura.
Espero ter ajudado, bons estudos!