Com relação ao foco narrativo do conto O Espelho, pode-se dizer que este tem dois narradores:
Escolha uma:
a. um de terceira pessoa que, apesar de usar pronomes e verbos da primeira pessoa do discurso, conversa com os leitores como se fosse uma personagem (“Espantem-se à vontade; podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; /.../”), dando a impressão de ser um segundo narrador (de primeira pessoa). Na verdade, só aparentemente são dois narradores, pois se trata de um recurso narrativo que tem por objetivo demonstrar uma tese do narrador de terceira pessoa.
b. um de terceira pessoa, que monta a cena, apresenta as personagens e seus diálogos, os quais desencadearão uma segunda (e principal) narrativa, cujo narrador, de primeira pessoa, conta “um caso” de sua vida. Os fatos narrados, segundo ele, são “a mais clara demonstração” de que “não há uma só alma, há duas...”.
c. um de primeira pessoa que, após introduzir a cena e as personagens com que convive, passa a fala a um segundo narrador de primeira pessoa, o qual contesta a teoria do primeiro: por meio de sua própria história dá “a mais clara demonstração” de que não “não há uma só alma, há duas...”.
d. um de primeira pessoa, presente na cena que, aos poucos, vai sendo montada por ele, apresentando as personagens que dela participam e suas falas. Estas, por sua vez, introduzem um narrador de terceira pessoa, que conta a história principal, a qual se constitui de um caso de dupla personalidade, ou como diz o primeiro narrador: “não há uma só alma, há duas...”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Eu acho que é a letra b.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás