Com relação ao enfisema, existe três tipos que são: centroacinar ou centrolobular (ECL), panacinar ou panlobular (EPL) e acinar distal ou parasseptal (EPS). Os dois principais padrões são o enfisema centrolobular e panlobular. Com base no descrito responda.Quais seriam os principais sinais de enfisema na radiografia de tórax?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O diagnóstico de enfisema pode ser equacionado com base na história clínica, exame objetivo (tórax enfisematoso) e no exame de radiologia (radiografia do tórax), no entanto é com base na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) do pulmão que o diagnóstico é feito.
O Raio x (RX) de tórax é útil como auxiliar de diagnóstico no enfisema avançado e para excluir outras causas de falta de ar ou complicações do enfisema. Convém salientar que uma radiografia normal não exclui a presença de enfisema.
Explicação:
No raio X encontramos alguns sinais principais: retificação diafragmática, aumento dos espaços intercostais e aumento do espaço retroesternal. Na TC verificamos destruição do parênquima pulmonar que forma vários bolsões de ar (aprisionamento aéreo).