Com relação à propriedade da terra no Brasil, pode-se afirmar que: a) a Lei de Terras de 1850 facilitou sua distribuição, tornando a propriedade acessível aos mais pobres e aos imigrantes que chegaram posteriormente. b) a legislação brasileira não estabeleceu distinções entre proprietários e posseiros, sendo responsável pelos atritos atuais entre os sem-terra e os pequenos agricultores. c) o atual MST foi o primeiro movimento organizado dos camponeses brasileiros que lutavam por direito à terra. d) o atual MST luta, principalmente, pela desapropriação dos latifúndios improdutivos e pela distribuição das terras devolutas do Estado. e) a reforma agrária pode ser entendida como uma reivindicação dos últimos 15 anos no Brasil, quando a questão da terra passou a preocupar o governo.
Soluções para a tarefa
Com relação à propriedade da terra no Brasil, pode-se afirmar que: d) o atual MST luta, principalmente, pela desapropriação dos latifúndios improdutivos e pela distribuição das terras devolutas do Estado.
A fundacao do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, data de 1894, data em que ocorreu o primeiro encontro do movimento na cidade de Cascavel, numa tentativa de discutir sobre Reforma Agraria.
Essa questao surge devido a grande quantidade de latifundios - caracteristica do Brasil colonia. Esse modelo comeca a ser contestado o que deu inicio a varios movimentos.
Varios paises da America Latina ja passaram pela mesma situacao, mas em nenhum deles o processo de Reforma Agraria foi concluido com sucesso.
No Brasil, apesar do processo ter sido iniciado, ate 2005, menos de 10% das familias foram assentadas. Atualmente, cerca de 200 mil famílias ligadas ao MST e outras 80 mil ligadas à outros movimentos encontram-se acampadas à espera da desapropriação de terras improdutivas.