Com relação à Guarda Nacional, criada durante o Império, é CORRETO afirmar que:
a) tinha por finalidade a garantia da segurança e da ordem, defendendo a Constituição, a obediência às leis e a integridade do Império.
b) atuava na defesa das fronteiras externas brasileiras, impedindo a expansão dos países platinos em direção ao território brasileiro.
c) funcionava como única força armada que podia defender os interesses dos escravistas e coibir a fuga dos escravos.
d) objetivava o controle da Corte e da burocracia imperial, alvos frequentes de manifestações populares de descontentamento.
Soluções para a tarefa
A Guarda Nacional foi uma força militar auxiliar ao exército brasileiro que tinha como objetivo garantir a integridade nacional (de modo a combater os movimentos revolucionários e separatistas que abundaram no país neste período), garantir a segurança e a ordem, ou seja, garantir que o status quo social fosse preservado, de modo que não houvesse badernas ou momentos de agitação social (como, por exemplo, greves) e a defesa da Constituição, de modo que as leis estabelecidas pelo recém-formado Império fossem, de fato, cumpridas.
As demais alternativas pecam em alguns detalhes: não era a única força militar brasileira (era apenas auxiliar das forças principais, a Marinha e o Exército), não atuava nas fronteiras, mas no território interno e tinha como função controlar a população revoltosa, não os burocratas.
É correta a alternativa A.
a) tinha por finalidade a garantia da segurança e da ordem, defendendo a Constituição, a obediência às leis e a integridade do Império.