“Com relação à educação física no Brasil, [...] os estudos da sociologia e da antropologia ainda são recentes. Foi somente a partir da década de 1950 que as ciências humanas passaram a ser incorporadas aos estudos da área”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAFFEI, W. S. Introdução à formação em educação física. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 96.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à formação em educação física sobre a ampliação dos estudos na educação física, assinale a alternativa correta:
A
Suas bases teóricas e métodos buscam contestar a hegemonia da explicação filosófica no estudo das expressões corporais humanas.
B
O interesse nesses estudos visa contestar a hegemonia da explicação biológica no estudo das expressões corporais.
C
Não se estudam mecanismos sociais e antropológicos na educação física, pois seu único e exclusivo foco é o movimento.
D
O comportamento é relacionado a pesquisas etnográficas, porém a expressão corporal é irrelevante para registros e averiguações posteriores.
E
Buscam descrever de maneira detalhada os significados das relações culturais, porém não há necessidade em detalhar o contexto social.
Soluções para a tarefa
letra b
na década de 1980,houve a ampliação dos estudos que contestavam a hegemonia da explicação biológica no estudo das expressões corporais humanas.
A alternativa B está correta. A ampliação dos estudos na Educação Física visa contestar a hegemonia da explicação biológica nos estudos do corpo humano.
Dessa maneira, a partir da década de 1980, compreendeu-se que as expressões corporais humanas também são culturais.
Ampliação dos estudos na Educação Física
A década de 1980 na Educação Física representa um momento crucial na área, o período foi marcado pela crise de identidade, em que estudiosos queriam romper com a ideia de que essa ciência estava atrelada apenas ao desempenho esportivo.
Além disso, a década de 1980 representa o período de ampliação dos estudos da Educação Física, significa, portanto, que, passou-se a contestar a hegemonia da explicação biológica sobre o corpo.
Dessa maneira, a Educação Física deixou de enxergar o corpo apenas pela explicação biológica, mas compreendeu também seu papel cultural.
Leia mais sobre Educação Física em https://brainly.com.br/tarefa/51334308
#SPJ2