Com relação à contabilização de eventos específicos do terceiro setor, analise as afirmativas a seguir:
I. As doações recebidas em espécie ou em produtos devem sempre ser contabilizadas como receita.
II. Os produtos, medicamentos ou gêneros alimentícios recebidos como doação para uso imediato devem ser contabilizados como despesa.
III. Os produtos, medicamentos ou gêneros alimentícios recebidos como doação para uso futuro devem ser contabilizados em estoque e apenas registrados como despesa no momento de sua utilização.
IV. O trabalho voluntário recebido não precisa ser contabilizado, uma vez que não houve o pagamento pelo serviço realizado.
V. Da mesma forma como ocorre com o trabalho voluntário, os serviços gratuitos prestados pela entidade não precisam ser contabilizados, visto que não houve o recebimento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
IV e V, apenas.
I, II e III, apenas.
I, IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Alternativa I, II e III, apenas.
I. Correto - As doações para entidades do terceiro setor (tais como ONGs e Associações) podem ser condicionais (sujeitas ao atendimento de certas exigências) ou incondicionais (não há exigência por parte do doador). Em ambos os casos, as doações recebidas em espécie ou em produtos deverão ser contabilizadas como receita, a diferença é que doações condicionais exigem inicialmente registro específico no passivo.
II. Correto - Sempre que a doação de produtos coo medicamentos ou alimentos for de uso imediato será contabilizado um débito em Despesa com Alimentação ( conta de resultado) seguida de um crédito de Doação Alimentos ( conta de resultado).
II. Correto - No caso de haver estoque dos produtos doados (medicamentos ou gêneros alimentícios) e estes poderem ser utilizados futuramente, será debitado Estoque e creditado Doação de Alimentos (conta de resultado). Pelo uso haverá um débito em despesa com alimentação e um crédito no estoque.
IV. Incorreto - O trabalho voluntário deve ser contabilizado pelo valor justo da prestação do serviço, ou seja, o valor que a entidade teria pago se houvesse contratado o voluntário.
V. Incorreto - Os serviços gratuitos prestados pela entidade assim como o trabalho voluntário devem ser contabilizados a valor justo.
Bons estudos ;)