Com relação à AIDS é correto afirmar que:
a) não se conhecem casos de pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS por transfusão sanguínea ou outra via diferente do sexo.
b) é uma doença oriunda de homossexuais respeita principalmente a esse grupo. A AIDS praticamente não ocorre em mulheres jovens, com o nível universitário.
c) o contágio não se dá apenas por meio de relações sexuais, mas também pelo beijo, aperto de mão, piscina e uso em comum (troca) de roupas íntimas.
d) uso de preservativo (camisinha) durante as relações sexuais e ainda hoje um dos principais métodos para evitar o contágio.
Soluções para a tarefa
A AIDS é uma doença grave, encontrada mundialmente, e causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) que, se não tratada, pode levar o paciente ao óbito.
Entre as alternativas listadas, a única se encaixa é a D: Uso de preservativo (camisinha) durante as relações sexuais e ainda hoje um dos principais métodos para evitar o contágio.
AIDS
Conforme explicado anteriormente, é uma doença de caráter grave cujos sintomas incluem linfopenia agressiva, febre persistente, perda de peso, fadiga e infecções oportunistas recorrentes.
Diferente do que muitas pessoas acreditam, AIDS e HIV não são a mesma coisa. O HIV é somente o vírus, e a presença dele não necessariamente significa doença; quando a infecção por HIV evolui ao ponto de gerar todo o quadro sintomático e produzir a doença propriamente dita, aí chamamos de AIDS.
AIDS e Preconceito
Durante muitas décadas os pacientes com HIV sofreram discriminação e repúdio social, em especial porque a doença era chamada de "praga gay" já que havia um grande número de pacientes LGBT+ acometidos. Esses estigmas sociais só trazem dor e sofrimento não apenas para o paciente, mas para todos ao redor.
Já foi testado e comprovado que o HIV afeta qualquer pessoa suscetível, seja ela heterossexual ou LGBT+. Tanto que centenas de pessoas heterossexuais, tanto por ignorância quanto por preconceito, acabaram infectando-se e adoeceram gravemente ao longo das décadas.
Transmissão e Prevenção
O HIV pode ser transmitido por sangue (incluindo pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes), leite materno, durante a gestação e por relações sexuais desprotegidas. Antes da obrigatoriedade dos testes, houveram diversos casos de pacientes que receberam transfusões de sangue contaminado e acabaram adquirindo o HIV.
Fora estes métodos, a transmissão do vírus não acontece. Ou seja, não é possível adquirir HIV por meio de beijos, aperto de mãos ou semelhantes.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/10067013
Discriminação NÃO deve ser tolerada em nenhuma hipótese.
Cuide-se, e bons estudos.