História, perguntado por vieiraluiza9955, 2 meses atrás

Com queda do Império Romano do Ocidente, em 476, Constantinopla passou a se intitular a "Nova Roma", por ser cidade-capital herdeira da cultura latina, ou seja, da cultura romana, pois o Império Bizantino herdou do Império Ocidental, principalmente em três grandes aspectos. Dessa forma, referente aos três principais características da herança do Império do Ocidente ao Império do Oriente, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Direito Romano: as estruturas jurídicas do Império Oriental foram organizadas no governo de Justiniano. E a Língua: o latim era a língua oficial do Império Bizantino, embora existissem outros tipos e/ou variações dentro do Império. PORQUE II- Religião: a religião católica era a religião oficial do Império Bizantino. Depois do Grande Cisma, houve a separação definitiva com a Igreja do Ocidente, predominando a Ortodoxa. Assinale a alternativa CORRETA:

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
0

De fato, o Império Bizantino seguiu algumas "linhas" do Império Romano, como o Direito Romano. Também podemos afirmar que o Império bizantino era Católico, havendo depois a Grande Cisma, definindo o Catolicismo Romano e Catolicismo Ortodoxo. As duas assertivas estão corretas, mas não se justificam.

Herdeiros da cultura latina

Os bizantinos seguiram, até onde se podia, a cultura romana, que por sua vez, muito seguiu a cultura grega. O resultado disso, foi a Constantinopla mui cosmopolita e importante nas negociações entre a Europa e a Ásia. Cosmopolita, pois se falavam muitas línguas e viviam de diversas culturas, num só lugar.

Dito isto, não há relação direta com a Grande Cisma da Igreja, que separou, por razões teológicas, a Igreja Católica Apostólica Romana da Igreja Ortodoxa Oriental ou Grega.

Para lermos mais a respeito da Constantinopla: https://brainly.com.br/tarefa/5425631

#SPJ4

Perguntas interessantes