Geografia, perguntado por juliacct, 1 ano atrás

com qual finalidade os povos antigos, faziam observação do céu a noite?​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaellaamaral230520
46

As especulações sobre a natureza do Universo devem remontar aos tempos pré-históricos, por isso a astronomia é frequentemente considerada a mais antiga das ciências. Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. Naquela época, os astros eram estudados com objetivos práticos, como medir a passagem do tempo (fazer calendários) para prever a melhor época para o plantio e a colheita, ou com objetivos mais relacionados à astrologia, como fazer previsões do futuro, já que, não tendo qualquer conhecimento das leis da natureza (física), acreditavam que os deuses do céu tinham o poder da colheita, da chuva e mesmo da vida.

Vários séculos antes de Cristo, os chineses sabiam a duração do ano e usavam um calendário de 365 dias. Deixaram anotações precisas de cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.C. Mais tarde, também observaram as estrelas que agora chamamos de novas.

Os babilônios (região da Mesopotâmia, entre os rios Eufrates e Tigres, atuaIraque, de Hamurabi, Nabucodonossor e da Torre de Babel da Bíblia), assírios e egípcios também sabiam a duração do ano desde épocas pré-cristãs. Em outras partes do mundo, evidências de conhecimentos astronômicos muito antigos foram deixadas na forma de monumentos, como o de Newgrange, construído em 3200 a.C. (no solstício de inverno o sol ilumina o corredor e a câmara central) e Stonehenge, na Inglaterra, que data de 3000 a 1500 a.C. Os maias, na América Central, também tinham conhecimentos de calendário e de fenômenos celestes, e os polinésios aprenderam a navegar por meio de observações celestes. Chankillo Nas Américas, o observatório mais antigo descoberto é o de Chankillo, no Peru, construído entre 200 e 300 a.C. (Iván Ghezzi e Clive Ruggles, ápice da ciência antiga se deu na Grécia, de 600 a.C. a 400 d.C., em níveis só ultrapassados no século XVI. Do esforço dos gregos em conhecer a natureza do cosmos, e com o conhecimento herdado dos povos mais antigos, surgiram os primeiros conceitos de Esfera Celeste. Platão (428-347 a.C.) descreveu em seu livro República (Livro VII, 529, 50) uma esfera de material cristalino, incrustada de estrelas, tendo a Terra no centro, com outras esferas mais próximas carregando a Lua, o Sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Desconhecedores da rotação da Terra, os gregos imaginaram que a esfera celeste girava em torno de um eixo passando pela Terra. Observaram que todas as estrelas giram em torno de um ponto fixo no céu e consideraram esse ponto como uma das extremidades do eixo de rotação da esfera celeste.

RESUMO ENTENDER OS DIAS AS HORAS DETERMINAR ESTACOES E COM ISSO SABER A MELHO EPOCA DE PLANTIO


juliacct: Muito obrigada!
Respondido por Danas
9

Os povos antigos faziam a observação do céu a noite para determinar como seria o próximo dia e a próxima temporada, as mudanças climáticas para determinar o melhor momento para plantar e colher.

Além disso, a observação do céu noturno era feita para guiar embarcações e auxiliar na localização da pessoa, indicando o norte, sul, leste e oeste.

Alguns estudiosos faziam observações das estrelas de forma mística, dando previsões sobre o futuro das pessoas e sobre pragas ou mudanças no mundo, obviamente por empirismo e sem comprovação de nada, como a astrologia.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/8736782

Anexos:
Perguntas interessantes