. Com os algarismos 3, 5 e 8, quantos números pares de três algarismos, não necessariamente distintos, podem ser formados?
6
9
18
27
Soluções para a tarefa
Resposta:
é 9
Explicação passo-a-passo:
Explicação aqui:Número com 3 algarismos pares, temos os algarismos 3, 5, 8, assim o número para ser par terá que ter o algarismo das unidades 8, o único par entre os algarismos, então teremos 3 possibilidades para a dezena e 3 possibilidades para a centena, logo temos 3 x 3 x 1 = 9
A quantidade de números pares que podem ser formados pelos número 3, 5 e 8, podendo repetir algarismos é igual a 9, ou seja, segunda opção.
Analise combinatória
A análise combinatória é utilizada para calcular a quantidade de conjuntos possíveis podem ser formados, dentre de um conjunto de regras possíveis.
Para que um número seja PAR, o seu algarismo mais a direita deve ser um número par, ou seja, deve ser: 0, ou 2, ou 4, ou 6 ou 8.
Dado os três algarismos, 3, 5 e 8, para que qualquer número formado entre eles seja par, o último algarismo deve ser o 8, então a quantidade de formas organizar esses três números, podendo repeti-los é:
P = 3*3*1
P = 9
Para entender mais sobre análise combinatória, acesse o link:
https://brainly.com.br/tarefa/13214145
#SPJ2