Artes, perguntado por ericavitoriadeolivei, 8 meses atrás

com oquer os vanguardistas romperam e pelo que lutaram​

Soluções para a tarefa

Respondido por bellanardelli
0

O objectivo mais próximo dos comunistas é o mesmo do que o de todos os restantes partidos proletários: formação do proletariado em classe, derrubamento da dominação da burguesia, conquista do poder político pelo proletariado."

[6]Segundo Lenin, o objectivo do partido de vanguarda é estabelecer a ditadura do proletariado; isto é, a governação da classe trabalhadora. A mudança da classe dominante, da burguesia para o proletariado, torna possível o pleno desenvolvimento do socialismo. No início da Rússia do século XX, Lenin argumentou que o partido de vanguarda levaria a revolução a depor o governo czarista em exercício, e a transferir o poder do governo para a classe trabalhadora. [7] No panfleto Que Fazer? (1902), Lenin disse que um partido de vanguarda revolucionário, na sua maioria recrutado da classe trabalhadora, deveria liderar a campanha política, porque era a única forma de o proletariado conseguir uma revolução; ao contrário da campanha economista de luta sindical defendida por outros partidos políticos socialistas e mais tarde pelos anarco-sindicalistas. Tal como Karl Marx, Lenin distinguiu entre os dois aspectos de uma revolução, a campanha económica (greves laborais por aumento de salários e concessões de trabalho), que apresentava uma liderança plural difundida; e a campanha política (mudanças socialistas na sociedade), que apresentava a liderança revolucionária decisiva do partido de vanguarda bolchevique.

Explicação:Resposta:No contexto da teoria da luta revolucionária leninista, o vanguardismo é uma estratégia pela qual as secções mais conscientes e politicamente mais avançadas do proletariado ou da classe trabalhadora, descritas como a vanguarda revolucionária, formam organizações de modo a atrair secções maiores da classe trabalhadora para a política revolucionária e servir como manifestações do poder político proletário contra a burguesia.

Índice

Fundações

Vladimir Lenin (Vladimir Ilyich Ulyanov) popularizou o vanguardismo político como conceptualizado por Karl Kautsky, detalhando o seu pensamento numa das suas obras anteriores, Que Fazer?. Lenin argumentou que a complexidade do marxismo e a hostilidade do establishment (o estado autocrático e semi-feudal da Rússia Imperial) exigiam um grupo de indivíduos unidos, retirados da vanguarda da classe trabalhadora, para salvaguardar a ideologia revolucionária dentro das circunstâncias particulares apresentadas pelo regime czarista da época. Enquanto Lenin desejava uma organização revolucionária semelhante ao contemporâneo Partido Social Democrata da Alemanha, aberto ao público e mais democrático em organização, a autocracia russa impediu que tal acontecesse.[1]

Os leninistas argumentam que o partido de vanguarda ideal de Lenin seria aquele em que a adesão está completamente aberta: "Os membros do Partido são aqueles que aceitam os princípios do programa do Partido e dão ao Partido todo o apoio possível".[2] Este partido poderia, em teoria, ser completamente transparente: "toda a arena política é tão aberta ao público como um palco de teatro para o público".[3] Um partido que supostamente implementou a democracia a tal ponto que "o controlo geral (no sentido literal do termo) exercido sobre cada acto de um homem do partido no campo político traz à existência um mecanismo de funcionamento automático que produz o que em biologia é chamado de "sobrevivência do mais apto"". Este partido estaria completamente aberto aos olhos do público enquanto conduzia as actividades que consistiriam principalmente em educar o proletariado para remover a falsa consciência que neles tinha sido incutida.[4]

Na sua primeira fase, o partido de vanguarda existiria por duas razões. Em primeiro lugar, protegeria o marxismo da corrupção externa de outras ideias, bem como avançaria os seus conceitos. Em segundo lugar, educaria o proletariado sobre marxismo, de modo a purificá-los da sua "falsa consciência individual" e a inculcar neles a revolucionária "consciência de classe".

A nossa tarefa não é defender a degradação do revolucionário ao nível de um amador, mas sim "elevar os amadores ao nível de revolucionários".

Se o partido tiver sucesso neste objectivo, na véspera da revolução, uma massa crítica da população da classe trabalhadora estaria preparada para iniciar a transformação da sociedade. Além disso, um grande número deles, nomeadamente os seus membros mais dedicados, pertenceriam aos quadros do partido como revolucionários profissionais, e seriam eleitos para posições de liderança pelos membros do partido de massas. Assim, a organização incluiria rapidamente toda a classe trabalhadora. [5]

espero ter ajudado

Perguntas interessantes