Português, perguntado por liasousa76, 6 meses atrás

"Com o término da vacinação de adultos contra a Covid-19 previsto para 4 de setembro, Belo Horizonte só espera a chegada de doses da Pfizer para iniciar a imunização de adolescentes
ainda no início do mês que vem - ainda que a prefeitura não informe oficialmente uma data. Segundo estimativas da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com base no censo realizado em 2010, espera-se um público de 210 mil pessoas entreos 12 e 17 anos, assim distribuídas:
Acima uma notícia datada do dia 30/08/2021 publicada no Jornal O Tempo.

Sobre o gênero em questão não é lícito afirmar que:
a) Em relação ao modo verbal, encontra-se no indicativo que é o modo da certeza.
b) Em relação à temporalidade, pode-se afirmar que encontra-se no futuro do presente em “espera-se...”
c) Em “segundo estimativas da Prefeitura”, o jornal, se exibe de qualquer responsabilidade em relação aos fatos anunciados.
d) Em “ ainda que a prefeitura não informe...” há incerteza explícita em relação aos fatos futuros.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliellenluizcunha
0

A resposta incorreta é a letra B: "Em relação à temporalidade, pode-se afirmar que encontra-se no futuro do presente em “espera-se...”

A construção verbal "espera-se" encontra-se no tempo verbal: presente do indicativo, assim como todo o texto da questão. Apesar de passar uma impressão de estar esperando no futuro, a conjugação está no presente.

O texto se trata de uma matéria de jornal, por isso é elaborado no presente do indicativo e em terceira pessoa do singular, para passar objetividade. Além disso, a matéria cita as fontes usadas nas informações contidas e na passagem "segundo estimativas da Prefeitura" o jornal deixa claro a fonte e se isenta da responsabilidade da veracidade do que foi dito pela prefeitura.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas interessantes