Biologia, perguntado por karolina9096, 11 meses atrás

Com o surgimento do Homo erectus, a bipedia se tom ou a principal forma de locomoção, mas as alterações ósseas acarretaram redução do canal do parto. Escreva um texto explicando a relação entre bipedia e parto “prematuro” . Utilize o conceito de seleção natural

Soluções para a tarefa

Respondido por GuilhermeGaspar
58
Olá, Karolina!

O ato de andar com apenas duas pernas trouxe ao gênero Homo muitas vantagens como a de utilizar as mãos para caçar e para se alimentar.
Para que isso fosse possível, foi necessário uma mudança na estrutura óssea dos nossos ancestrais, principalmente na região da pelve (bacia). Com essa alteração, houve uma redução do canal do parto o que fez com que o tempo de gestação diminui-se. Se o bebê excedesse o tempo de 9 meses na barriga de um ser humano, sua cabeça seria muito grande e não haveria meios para retira-lo (no decorrer da evolução, há milhares de anos atrás). Para que a prole humana seja efetivamente formada, tal como os filhotes dos primatas, seria necessário um tempo de gestação de 14 meses, o que não é possível devido o fato já citado.
Portanto, concluímos que a bipedia só foi possível com uma reestruturação da nossa pelve e isso causou uma redução no tempo de gestação nos hominídeos, que proporciona uma formação deficitária, em relação a outras espécies, do bebê. Essa é a causa de muitas vezes ocorrerem partos prematuros.
Respondido por nessasch
54
Para os cientistas, há uma relação entre bipedia e parto prematuro, o que foi descoberto há pouco tempo.

A explicação científica para a bipedia foi a de que o ser humano teve de se adaptar rapidamente aos processos evolutivos de seleção natural. Assim, a pelve passou a ser estreitada para que fosse possível caminhar apenas sobre dois pés.

Neste cotexto, as gestações passaram a ser mais curtas, uma vez que fetos mais jovens são expelidos com mais facilidade, pois a cabeça se desloca mais facilmente pela pelve da mãe. Daí dizer que os partos passaram a ser prematuros, pois naturalmente o organismo da mãe e do feto passaram a se adaptar para reduzir as complicações nos partos.


Perguntas interessantes