Com o surgimento da economia moderna, o orçamento passou a ser um instrumento de planejamento indispensável ao desenvolvimento do Estado. Em relação ao planejamento e orçamento, avalie as questões do enunciado e posteriormente responda.
I - Planejamento é uma metodologia de administração que consiste, basicamente, em determinar os objetivos a alcançar, as ações a serem realizadas, compatibilizando-as com os meios disponíveis para sua execução.
II - Conceitualmente, orçamento é o ato ou efeito de estimar, calcular a receita e a despesa em um empreendimento projetado.
III - Na administração pública (além do conceito) orçamento é o detalhamento dos programas e subprogramas constantes da programação de governo, convertidas em ações específicas, materializadas nos projetos e nas atividades. IV- A inter-relação entre planejamento e orçamento é visível, na medida em que planejar é definir (objetivos) a serem alcançados e os meios (orçamento) é a ferramenta que possibilita a realização e o alcance desses resultados. A alternativa correta em: Escolha uma:
a. Apenas a II, III e a IV é que estão corretas.
b. Apenas a I, II e III é que estão corretas.
c. I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas a II e a III é que estão corretas.
e. Apenas a I e IV é que estão corretas.
renatachriscosat:
a resposta A está incorreta
Soluções para a tarefa
Respondido por
79
Correta:
c) I,II,III e IV
Todas estão corretas
c) I,II,III e IV
Todas estão corretas
Respondido por
1
I -Para (GIACOMONI, 2009, pg. 26) “Além dos ajustamentos na alocação de recursos e na distribuição da renda, a politica fiscal tem quatro objetivos macroeconômicos: manutenção de elevado nível de emprego, estabilidade dos níveis de preço, equilíbrio no balanço de pagamentos e razoável taxa de crescimento econômico”.
II - Dentre os quatro objetivos macroeconômicos, especialmente a manutenção de elevado nível de emprego e a estabilidade dos níveis de preço, configuram o campo de ação da Função Estabilizadora do Estado.
Apenas a I e a II é que estão corretas.
Perguntas interessantes