Com o socialismo havera o fim da propriedade privada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Evidente que a existência de um setor privado numa economia socialista trás em seu bojo focos de contradições a serem solucionadas, ou minimamente administradas. Sabendo-se que o poder é a questão central à solução do problema, é factível que este mesmo poder imponha regaras à participação do setor privado.
Explicação:
Oskar Lange ao dissertar sobre a questão da transição (2) sugere três condições à participação privada, são elas: 1) tal propriedade deve existir e coexistir num ambiente de livre competição; 2) os meios de produção possuídos por um produtor privado, ou o capital possuído por acionista privado de indústrias socializadas) não devem ter um volume tão grande que possa causar uma considerável desigualdade na distribuição de renda; 3) a produção em pequena escala não deve ser, em longo prazo, tão custosa que a produção em grande escala.
Resposta:
Uma das características mais extraordinárias de O Manifesto Comunista é sua honestidade.
Mesmo quem conhece bem a biografia de Marx — repleta de apologias a extermínios em massa de "raças inferiores" e a ditaduras — se surpreende com sua notável franqueza em relação aos objetivos do comunismo.
Com efeito, é possível argumentar que esta audácia passou a permear toda a psique comunista.