Com o propósito de fornecer informações sobre o potencial das terras, vários métodos de avaliação foram desenvolvidos e vêm sendo aplicados no Brasil com objetivos diversos. Quanto à avaliação de terras no sistema de capacidade de uso, o método brasileiro, denominado de Sistema Brasileiro de Capacidade de Uso, estrutura o planejamento produtivo do solo em oito Classes de Capacidade de Uso, que variam de acordo com o grau de limitação do seu uso.
Veja alguns exemplos dessas classes:
( ) Terras sem práticas especiais de conservação, mas com outras limitações porque possuem risco de inundação frequente devido ao encharcamento. Pastagens e reflorestamento são seus principais usos após a drenagem.
( ) Terras com limitações, com problemas complexos de conservação de solos e impróprias para culturas; pastagens e reflorestamentos são os usos indicados.
( ) Terras com limitações severas para cultivos intensivos, cultivadas com lavouras anuais ocasionalmente e com cultivos perenes protetoras quanto a conservação do solo.
( ) Terras com limitações tais que reduzem a escolha dos cultivos e/ou necessitam de práticas complexas de conservação e/ou melhoramentos químicos.
( ) Terras com limitações tão severas quanto a degradação que são impróprias para cultivos, por isso pastagens e reflorestamento são os usos recomendados.
Ordene essas classes, da menos limitante para a mais restritiva, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. 1 – 3 – 5 – 4 – 2.
b. 5 – 1 – 4 – 2 – 3.
c. 3 – 5 – 2 – 1 – 4.
d. 4 – 2 – 3 – 5 – 1.
e. 2 – 4 – 1 – 3 – 5.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
3 – 5 – 2 – 1 – 4, Correta.
Respondido por
5
3 – 5 – 2 – 1 – 4 [Corrigido pelo AVA]
Perguntas interessantes