Com o passar dos anos, as formas de dominação classificadas teoricamente por Max Weber como: dominação tradicional (aquela no qual o governante, o patriarca pela tradição e costume, exerce domínio sobre os indivíduos em um grupo social), dominação carismática (líder religioso, governante que, em decorrência do seu carisma e influência, exerce poder sobre a indivíduos em um grupo social) e a dominação racional legal (o poder é legitimado por causa de estatutos, ou seja, leis, regras) passaram a ser amplamente afrontadas no cenário social.
Imagine que você é professor universitário e as formas de dominação fazem parte do seu conteúdo programático. Assim que o conteúdo é explicado, os alunos questionam exemplos práticos de cada tipo de dominação.
Partindo das classificações desenvolvidas por Marx Weber como dominação tradicional, dominação carismática e dominação racional legal e analisando o cenário brasileiro, identifique e descreva para seus alunos os personagens ou as ações que se encaixam nas formas de dominação weberianas, ressaltando suas implicações para o Brasil.
Soluções para a tarefa
Sobre o conceito de poder e de dominação, para Max Weber, o poder está diretamente ligado a sociedade e as relações entre os indivíduos, ou seja, a partir do poder a sociedade se mantém equilibrada.
Em sua tipologia de dominação, Weber distinguia os conceitos de poder e dominação. Para ele, poder é a capacidade de impor a vontade, e a dominação é a probabilidade de encontrar obediência.
Além disso, a maneira de impor a vontade e ditar as regras numa relação social pode variar. Assim, continuando nosso texto sobre o conceito de poder e de dominação para Max Weber vemos que:
Para Weber o conceito de dominação possui três tipos que dependem das bases da sociedade, ou seja, de sua legitimidade, sendo elas:
- A dominação racional-legal;
- A dominação tradicional;
- A dominação carismática, como nos governos que dialogam com o povo, um exemplo muito comum é o populismo.
Resposta:
Presidentes populistas, líderes religiosos, como exemplo de domínio carismático, no caso brasileiro, podem ser citados o ex-presidente Lula, como autoridade politica, e o bispo Edir Macedo, como líder religioso. A dominação carismática de ambos líderes é destacável no cenário mundial.
Família patriarcal, como exemplo de dominação tradicional, no caso brasileiro, tem relação cada vez mais precária, tendo aumentando o número de casos de abusos com ações judiciais e casos policiais envolvendo pais e filhos.
Na relação de contrato empregatício entre chefe e funcionário, como exemplo de dominação racional — e nesse sentido em atenção às reformas trabalhistas — são destacáveis a nova realidade e implicações futuras na relação de dominação legal.
Explicação: Está é a resposta correta. Esse é o padrão de resposta corrigido e esperado pelo AVA. Bons Estudos! Espero ter ajudado.