Com o passar do tempo, o discurso de superioridade do homem ocidental foi assumindo uma lógica racional, forçado a ser científico para poder justificar a superioridade do homem branco. Ocorreu, entre os séculos XVIII e a primeira metade do Século XX, a lógica de que a superioridade da civilização ocidental seria resultado da supremacia racial. Não por acaso, predominou, no Brasil, por exemplo, a lógica do branqueamento da raça. Sobre a lógica da supremacia do homem branco, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondentes.
A supremacia do homem branco não foi uma lógica que se propagou. Ela ficou limitada exclusivamente a Europa. Sua tentativa de desdobramento para os territórios coloniais fracassou. No Brasil, por exemplo, nunca se elogiou ou se defendeu a ideia do branqueamento.
A lógica do branqueamento foi difundida em diversos territórios dominados ou explorados pela Europa. No Brasil, se difundiu a ideia do branqueamento durante o processo abolicionista, a defesa de que a imigração de europeus poderia ajudar a melhoria do país por serem uma raça superior.
A construção da lógica de superioridade do homem branco europeu foi um dos fatores da violência praticada em diversos territórios colonizados pelas nações europeias. Uma das demonstrações foi segregação racial na África do Sul.
A superioridade do homem branco se transformou em literatura. Um dos exemplos foi a história de Tarzan, o rei das selvas. Nascido na África, filho de europeus, criado por um gorila fêmea, se transformou no rei das selvas comprovando a superioridade nata do homem ocidental.
ALTERNATIVAS
Somente as alternativas a, b, c estão corretas.
Somente as alternativas b, c, d estão corretas.
Somente as alternativas a, b, d estão corretas.
Somente as alternativas a, c, d estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
somente a, b, c estao corretas tarzan nao nasce na africa. ele recebe esse nome la´qdo sua tripulaçao é atacada e sua mae consegue esconde-la. ai uma ggorila fêmea o acha.
sicilacerda:
Estou super indecisa nessa questão.
Perguntas interessantes