Com o objetivo de organizar novos procedimentos de segurança na empresa, o profissional em segurança no trabalho enviou aos funcionários de todos os setores da empresa, uma pergunta que deveria ser respondida em até uma semana. A pergunta era a seguinte: “Cite possíveis melhorias de segurança em seu setor”. Passado uma semana, o profissional obteve poucos feedbacks e não compreendeu porque os funcionários não responderam a pergunta. Elaborado pelo professor, 2020. Compreendendo o conceito de feedback e o que ele precisa ter para ser eficaz, analise as afirmativas a seguir em relação ao que pode ter ocorrido no caso apresentado. I. O profissional de segurança no trabalho, ao propor a pergunta para os funcionários, apesar de ter sido específico, não esclareceu a razão da questão feita e também não mostrou o que poderia ser mudado na organização por meio dos feedbacks realizados. PORQUE II. Nesse sentido, faltou ao profissional habilidade no processo, já que um bom feedback precisa ser oportuno, abrangente, avaliador e exigir respostas assertivas para que essas possam ser aproveitas e possivelmente executadas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta: Eu acredito que seja a Alternativa 1.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação: Conforme páginas 172 e 173 do livro de estudo.
Dar e receber feedback significa comunicar a alguém como os atos dessa pessoa afetam os sentimento dos outros. O feedback é um processo que favorece as mudanças de comportamento que buscam alcançar o objetivo desejado. Em uma negociação: “a atitude de dar e receber feedback promove um ambiente bastante positivo, onde as partes podem se comunicar verdadeiramente e trabalhar juntas em direção a um propósito comum, mutuamente acordado” (LOPES ; STOECKICHT, 2009, p. 109).
Todavia, dar e receber feedback não é uma tarefa fácil. Requer preparação e vontade, caso contrário poderá prejudicar uma comunicação interpessoal. Lopes e Stoeckicht (2009, p 111) sugerem que um feedback eficaz precisa ser:
■ Descritivo ao invés de avaliador: narrar o que aconteceu e não julgar o ocorrido, pois, agindo assim, inibe-se o comportamento defensivo e estimula-se a abertura para uma escutada.
■ Específico e não geral: mencionar o que aconteceu e não falar sobre o comportamento e as atitudes em geral.
■ Dirigidos a comportamentos que podem ser mudados: reconhecer atitudes que não podem ser mudadas é frustrante.
■ Solicitado ao invés de imposto: quanto maior o interesse em escutar o feedback, mais construtivo ele será.
■ Oportuno: quanto mais próximo o feedback for do momento em que aconteceu a atitude ou comportamento em questão, maior será o seu efeito.
■ Esclarecedor: é importante avaliar se o feedback foi recebido com a mesma intenção com que foi dado.