Biologia, perguntado por fredericosramos, 6 meses atrás

Com o nome de WeFast ("Nós jejuamos", em tradução literal), o grupo reúne [...] pessoas que argumentam que manipular a biologia do corpo humano pode levar a uma vida mais saudável e satisfatória. Eles praticam diferentes tipos de jejum, desde 36 horas sem comida a um radical período de 60 horas.

Disponível em BOWES, Peter.

Para sobreviver à falta de alimentos, os músculos e o fígado de animais possuem locais de armazenamento de glicogênio, molécula que atua como fonte de energia.

Considerando as células dos músculos e do fígado, qual é a organela relacionada ao glicogênio e qual a sua função?

A
O lisossomo, responsável pela digestão de glicogênio.

B
O complexo golgiense, responsável pela sinalização do glicogênio.

C
O retículo endoplasmático granular, responsável pela síntese de glicogênio.

D
O retículo endoplasmático agranular, responsável pela quebra do glicogênio.

E
O ribossomo, responsável pela síntese de proteínas associadas ao glicogênio.

Soluções para a tarefa

Respondido por mulequinho
0

Resposta:

Letra D

Explicação:

O retículo endoplasmático agranular não apresenta ribossomos aderidos à membrana, que aparece contínua à membrana do retículo endoplásmatico granular. Esse tipo de retículo possui diversas funções, tais como síntese de alguns hormônios, síntese de fosfolipídios, hidrólise do glicogênio e processos de conjugação, oxidação e metilação. Esses últimos processos relacionam-se com a neutralização de substâncias tóxicas, tais como medicamentos. Nos hepatócitos e células que sintetizam hormônios esteroides a partir do colesterol, esse tipo de retículo é encontrado em abundância.  Outra função importante do retículo endoplasmático agranular é a de participação no processo de contração muscular. Essas organelas são encontradas nas células musculares estriadas e atuam acumulando e liberando íons cálcio para garantir o processo de contração. Nessas células, a organela é chamada de retículos sarcoplasmáticos.

Perguntas interessantes