Com o intuito de estender a data de validade dos alimentos, a indústria usa aditivos conservantes ou submete esses alimentos a tratamentos térmicos, como no caso do leite longa vida. Tanto os conservantes quanto os processos térmicos matam os germes, mas provocam indesejáveis efeitos colaterais. Uma alternativa é a utilização de tratamentos eletrostáticos. Neles, campos elétricos pulsados produzem uma variação na diferença de potencial elétrico a que a célula é submetida. A membrana celular de um microorganismo é rompida, destruindo-se, se uma diferença de potencial elétrico de 1 volt for estabelecida. Sabendo que o diâmetro de uma célula é da ordem de 1 μm (10-6 m), a intensidade do vetor campo elétrico que o tratamento eletrostático deve aplicar para destruir a membrana celular é, em unidades do Sistema Internacional,
A
10.
B
C
D
E
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
Resposta
Utilizando-se dos dados fornecidos pela questão, temos que ao longo do diâmetro da célula, em direção do campo elétrico, temos uma ddp (ou seja, diferença de potencial) dada por:
U = ∆Vm + ∆Vm = 2∆Vm = 2 . 1 (V) = 2V
E . d = U
E = U / d => E = 2V / 1. 10⁻⁶m
E = 2 . 10⁶ V/m
Assim, a intensidade do vetor campo elétrico que o tratamento eletrostático deve aplicar para destruir a membrana celular é igual a 2 . 10⁶ V/m.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Administração,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás