História, perguntado por danielpmf01, 1 ano atrás

Com o início em Roma, a aristocracia patrícia passou a governa exclusivamente, subistituindo o poder do Rei.Nesse contexto esclareça o que levou á criação da magistratura de tribuno da plebe e quais foram as consequências desse acontecimento para a adiministração política de roma

Soluções para a tarefa

Respondido por juliabellaguarpbi79r
28
Entre a última década do século VI a.C. e começo do V a.C., logo após a queda da Monarquia e instituição da República Romana, os plebeus foram dominados e explorados pelos patrícios. Esta situação gerou insatisfação e pequenas revoltas populares em Roma. Com o risco de uma grande revolta dos plebeus, o Senado Romano enviou a um ex-cônsul romano, Agripa Lanato, a missão de negociar com os plebeus uma saída para a crise. O Tribuno da Plebe surgiu neste contexto.
O primeiro Tribuno da Plebe foi instituído em 493 a.C.
Com isso, os poderes dos patrícios, senadores e outros presentes na administração política de Roma perderam forças.
Em 81 a.C., o ditador Sula, que considerava os tribunos da plebe como uma ameaça ao poder do Senado, retirou-lhes a capacidade de iniciarem novas leis e de vetarem atos do Senado. Ele também proibiu ex-tribunos de se candidatarem a quaisquer outras funções, efetivamente impedindo que o tribunato fosse usado como trampolim para cargos mais altos. Com o tempo, ele passou a ser apenas um degrau para os plebeus que tinham como objetivo chegar ao Senado Romano.
Perguntas interessantes