com o fracasso do sistema de capitanias Portugal decidiu implantar em 1548 uma nova organização administrativa chamada de
Soluções para a tarefa
Com o fracasso das capitanias hereditárias, Portugal decide então instaurar o Governo Geral, que previa a centralização do poder na figura de um "chefe político". Sendo assim, o primeiro governador geral foi Tomé de Souza que atuou de 1549 a 1553), o segundo governador geral foi Duarte da Costa, que atuou de 1553 a 1557) e o terceiro governador foi Mem de Sá, que atuou de 1557 a 1572. Após o falecimento do governador Mem de Sá, o monarca D. Sebastião decide então pela divisão do território brasileiro em dois setores. A partir de agora, a colônia seria administrada por dois governadores, sendo um na Bahia e outro no Rio de Janeiro.
Espero ter ajudado:)
Resposta:governo geral
Explicação:Com o fracasso das capitanias hereditárias, Portugal decide então instaurar o Governo Geral, que previa a centralização do poder na figura de um "chefe político". Sendo assim, o primeiro governador geral foi Tomé de Souza que atuou de 1549 a 1553), o segundo governador geral foi Duarte da Costa, que atuou de 1553 a 1557) e o terceiro governador foi Mem de Sá, que atuou de 1557 a 1572. Após o falecimento do governador Mem de Sá, o monarca D. Sebastião decide então pela divisão do território brasileiro em dois setores. A partir de agora, a colônia seria administrada por dois governadores, sendo um na Bahia e outro no Rio de Janeiro.
Espero te ajudado