História, perguntado por caiolloss, 10 meses atrás

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, o mundo assistiu á ascensão de regimes totalitários e ditatoriais e ao surgimento de partidos comunistas em diferentes países. No Brasil, essa divisão política e ideológica também se manifestou. Formaram-se no país dois grupos claramente antagônicos: A Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Assinale AIB ou ANL nos espaços abaixo conforme característica de cada grupo. (1,0) ( ) Fundada em 1932 por Plínio Salgado. ( ) Ideias políticas inspiradas no fascismo Italiano. ( ) Defendia a implantação de um governo popular, uma reforma agrária entre outras ideias políticas. ( ) Defendia o fortalecimento e a militarização do Estado para impor a ordem e disciplina na vida nacional. ( ) Uma frente antifascista que reunia comunistas, socialistas e antigos tenentes insatisfeitos com o governo. ( ) Os integralistas, como seus membros eram conhecidos , tinham o apoio dos setores mais conservadores da sociedade brasileira. ( ) Recrutou a maior parte dos seus adeptos entre as classes médias urbanas, principalmente intelectuais, profissionais liberais, estudantes e militares de baixa patente. Com apenas quatro meses de funcionamento, já tinham 80 mil filiados. ( ) Teve Luís Carlos Prestes como presidente de honra. ( ) Foi declarada ilegal pelo governo Vargas.

Soluções para a tarefa

Respondido por guigui160309
7

Resposta: Os regimes totalitários foram regimes políticos que existiram na primeira metade do século XX e baseavam-se no totalitarismo, um sistema político fundamentado no controle absoluto de um partido ou de um líder sobre toda nação. Dentro do sistema totalitarista, o líder ou o partido político detém amplos poderes sobre a vida pública e privada e, assim, representam o Estado.

Os regimes totalitários baseavam-se em um forte militarismo, que servia muito para intimidar e calar as vozes dissidentes. Junto do poder de intimidação, o totalitarismo apoiava-se em uma intensa propaganda ideológica com o objetivo de doutrinar a população e ressaltar as supostas benfeitorias realizadas pelo regime. Outra marca importante, muito em associação com o militarismo, era o terror. Dentro dos regimes totalitários, o terror era utilizado para perseguir os opositores

pvf coloque minha resposta como a melhor

Perguntas interessantes