História, perguntado por Gusbarros28, 1 ano atrás

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, o Brasil passou por graves dificuldades econômicas, que provocaram crescente insatisfação da população com o modelo oligárquico de governo. Sobre essa fase, avalie as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I - Os cafeicultores forçavam a valorização dos preços do café usando o governo para comprar os estoques.

II - O tenentismo foi um movimento de militares em defesa da manutenção do poder das oligarquias.

III - A Coluna Prestes foi uma missão governamental pelo interior do país, com o objetivo de conhecer regiões inabitadas do território.

IV - O episódio chamado de Marcha dos 18 de Copacabana tinha como uma das suas reivindicações o estabelecimento do voto secreto.


(A)
Todas as afirmativas são corretas.


(B)
Apenas as afirmativas I e II são corretas.


(C)
Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.


(D)
Apenas as afirmativas I e IV são corretas.


(E)
Apenas as afirmativas II e III são corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
13
A afirmativa I é verdadeira, os cafeicultores faziam isto como um modo de garantir retorno para os seus investimentos que, se não fossem comprados, poderiam acabar estragando. O governo aceitava pois era, basicamente, composto por representantes dos latifundiários brasileiros.

A afirmativa II é falsa, pois o tenentismo se colocava contra o governo oligárquico brasileiro, sendo um de seus principais representantes o próprio Getúlio Vargas, o presidente que viria a acabar com a era da "República" Oligárquica.

A afirmativa III é falsa, 
pois a Coluna Prestes não foi uma iniciativa governamental e nem tinha por objetivo conhecer as regiões inabitadas no interior do país.

A afirmativa IV é verdadeira e representa um dos eventos que constituem o movimento tenentista.

É correta, assim, a alternativa D
Perguntas interessantes