"Com o fim da Guerra Fria, encerrou-se a era do pós-segunda guerra mundial, cujo sistema bipolar marcou as relações internacionais por quase meio século. Este foi um período caracterizado pelo terror nuclear, mas também por um conjunto de práticas racionais com forte capacidade de regulação do sistema mundial. Enfim, foi um período de estabilidade e de violência, controlada e negociada pelos dois supergrandes”.
VIZENTINI, Paulo Fagundes. A vida após a morte - breve história do presente pós-fim da história, p. 2. IN: Revista Tempo, Rio de Janeiro, nº 16, pp. 35-57.
Com relação às características do período da Guerra Fria, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A corrida armamentista foi uma das questões que possibilitam um acordo de paz entre o bloco capitalista e o bloco socialista.
Alternativa 2:
A Guerra Fria não possibilitou avanços tecnológicos.
Alternativa 3:
A corrida espacial foi uma das questões que envolveram as disputas entre o bloco socilaista e o bloco capitalista, garantindo a vitória dos EUA sobre a URSS.
Alternativa 4:
A Guerra fria foi um período em que as nações investiram recursos no desenvolvimento de setores como a indústria bélica, tecnologia e ciência.
Alternativa 5:
As relações entre o bloco capitalista e o bloco socialista desenvolveram-se de forma amistosa e próxima no período pós-segunda guerra mundial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
4: A Guerra fria foi um período em que as nações investiram recursos no desenvolvimento de setores como a indústria bélica, tecnologia e ciência.
Explicação:
A Guerra Fria aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos. Essa polarização gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia.
A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), mas o conflito de interesses entre os dois países resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos níveis como a economia, a diplomacia, a tecnologia etc.
A corrida espacial fez parte de um dos acontecimentos mais marcantes da Guerra Fria. O episódio aconteceu entre 1957 e 1975, tendo como protagonistas os Estados Unidos e a União Soviética.
A corrida espacial foi travada entre os dois países para decidir quem sairia na frente na disputa pela exploração espacial. Para realizar as diversas tentativas e experiências, foi preciso mobilizar muito dinheiro, principalmente no campo científico, já que era necessário desenvolver novas tecnologias.
A União Soviética foi pioneira, realizando as primeiras expedições, mas foram os americanos que se destacaram, levando o primeiro homem à lua.
Resposta:
ALTERNATIVA 4
Explica
A corrida espacial foi um momento da Guerra Fria em que o avanço tecnológico era uma disputa entre os blocos econômicos...
Quem largou primeiro nessa corrida foi a União Soviética, que enviou o primeiro satélite ao espaço (Sputnik) e também o primeiro voo tripulado (com Yuri Gagarin). No entanto, os Estados Unidos acabaram vencendo o confronto ao conseguir enviar o primeiro homem à Lua, na figura de Neil Armstrong.
A Guerra fria foi um período em que as nações investiram recursos no desenvolvimento de setores como a indústria bélica, tecnologia e ciência.