Com o fim da antiguidade uma nova forma de governo se estabeleceu na Europa. Explique como era essa nova organização política. Durante a Baixa Idade Média, principalmente no século XIV ocorreram grandes mudanças na Europa medieval, entre elas a centralização política nas mãos de um soberano. Qual seria o papel desse soberano nesse processo? Quais fatores contribuíram para o sucesso da constituição das Monarquias Nacionais? De que forma os monarcas (reis) buscavam fortalecer seus poderes? Por qual razão a burguesia decide formar alianças com os reis? Quais autores elaboraram teorias para justificar o poder dos reis? Explique a teoria criada pelo inglês Thomas Hobbes. Explique a teoria criada pelo francês Jacques Bossuet.
Soluções para a tarefa
Explicação:
No antigo regime, a forma de governo predominante na Europa era a monarquia, que utilizava o absolutismo, em que todo o poder se concentrava na mão do monarca, porém, depois da revolução, a monarquia (absolutismo), foi substituída pela República e pela Monarquia Constitucional, em que o rei reina mas não governa.
O papel do soberano na monarquia era governar e tomar as decisões políticas do império por si próprio.
Os reis buscavam fortalecer seus poderes formando alianças com o clero e a nobreza (a aristocracia) e, muitas vezes, através da teoria de que o rei é um representante ou até mesmo a reencarnação de Deus, o que evitou, por muito tempo, revoltas populares.
A burguesia decide formar aliança com os reis devido a interesses, porque o poder absolutista beneficiava os seus negócios.
Thomas Hobbes: defendia o contrato social e acreditava que se não houvessem leis e política os homens ficariam uns contra os outros e fariam o que quiserem, não teriam limites e fariam de tudo apenas por interesse próprio, o que chamou de estado de natureza.
Jacques Bossuet: defendia o trono divino, em que o poder dos reis havia sido concedido por Deus e que eles eram representantes divinos.