com o excedente de alimentos houve a necessidade de criar instrumentos capazes de armazena grãos
alguém pode mim responder essa pergunta preciso de resposta com urgência
Soluções para a tarefa
Resposta: O chamado SiloBag é uma ferramenta relativamente recente que permite armazenar diferentes grãos na própria lavoura, de um jeito mais econômico, sendo possível uma maior rotação da mercadoria em locais onde existem ou não unidades armazenadoras. Estes silos são túneis de polietileno de 60 metros de comprimento e 2,7 metros de diâmetro, que permitem armazenar cerca de três mil sacas, dependendo do grão. Mesmo tendo 60 metros de comprimento, o produtor pode confeccionar bolsas incompletas, armazenando o volume desejado, cortando a bolsa e reservando o excedente de polietileno para armazenar outro grão. A capacidade de trabalho neste sistema é bastante elevada, já que as máquinas embutidoras podem armazenar entre 150 a 180 toneladas por hora, o que equivale à quantidade colhida por seis ou sete colhedoras trabalhando simultaneamente. Estes silos de plástico reduzem a quantidade de capacidades inativas nos silos comuns, por exemplo, em produtos diferenciais como são as sementes de espécies autógamas (trigo, soja), ou àquelas que apresentam características especiais e que precisam de um diferencial de comercialização aos commodities, como trigo com glúten, milho vermelho, soja transgênica, sementes com anomalias etc. Existe também a possibilidade de manipulação para a comercialização da produção de grãos por parte do produtor. Isto evita movimentos inadequados, como transportes, movimento de carga e descarga. Por não ocorrer a entrada do ar externo, não há elevação da temperatura da semente armazenada, o que permite o armazenamento da mercadoria com um determinado grau de umidade. Isto origina um grande aliado nas pontas da colheita onde podem existir inconvenientes como disponibilidade dos caminhões, falta do espaço em plantas, em silos próprios ou de terceiros,perdas de tempo nas plantas de secagem pela pequena capacidade delas frente à habilidade de trabalho das colhedoras.
No caso dos cereais forrageiros o benefício pode ser duplo: é possível dar ao gado um grão sem nenhum custo extra de transportes e preparação, e ainda comercializar, sem problemas, os excessos quando tiver acabado o ciclo de suplementação. Esta ferramenta já é utilizada há vários anos na Argentina, com um crescimento nos últimos anos, tanto no espaço dos produtores como entre os armazenadores e contratantes, principalmente os de trigo, soja, milho, girassol, aveia e cevada. Hoje, a Argentina armazena aproximadamente 20% de toda a produção agrícola com este sistema. No Uruguai o silobag também é utilizado em grande escala. Já existem pesquisas no Brasil, Paraguai, Bolívia, Espanha, França e Rússia, trabalhando com espécies apropriadas para as condições climáticas de cada país. PRATICIDADE DO SISTEMA
O sistema de armazenamento em SiloBag apresenta algumas vantagens a respeito dos silos tradicionais, como por exemplo, permitir um manejo muito mais flexível do armazenamento do grão. Uma das maiores preocupações dos armazenadores e produtores diz respeito às plantas de silagem, que geralmente impossibilitam guardar pequenos volumes de algumas espécies.
Os exemplos mais comuns que surgem nas plantas instaladas são a semente do trigo ou da soja, onde as possibilidades são a de utilizar silos que tenham maior capacidade e desperdiçar o espaço, ou comprar vários silos de pouca capacidade, o que limita a quantidade de plantação para reter ou vender como grão comum os volumes que excedam a capacidade dos silos. Além disso, podem ocorrer misturas das sementes de origens e qualidades diferentes. Neste caso, um jogo da má qualidade com a semente pode determinar a perda de toda a massa armazenada.
Uma situação similar ocorre com produtos diferentes como os trigos melhorados, com alto nível de proteína ou com qualidade elevada para padaria, e que atingem preços altos em determinados períodos do ano. Geralmente no momento em que está mais valorizado, este material é perdido por não existir uma ferramenta apropriada de armazenamento. O mesmo acontece com sojas convencionais (não transgênicas) que têm mercados especiais na Europa e na Ásia ou aqueles que seus volumes não são interessantes do ponto de vista dos commodities. Para utilizar o silobag são necessárias algumas máquinas específicas utilizadas nas operações de enchimento dos silos e, posteriormente, na retirada dos grãos. A máquina embutidora que realiza o processo de enchimento do silo é composta por um mecanismo que recebe os grãos e, através de uma rosca sem fim, os conduz ao interior da bolsa. A potência requerida para acionar a máquina é de pelo menos 45 cv e tomada de potência de 540 rpm. A capacidade de produção da máquina, se regulada adequadamente, pode chegar a 250 toneladas por hora.
Explicação:
Desde os tempos antigos sempre existiu a necessidade de armazenamento de trigos ou outros grãos excedentes que seriam comercializados depois. Por isso, forma criados moinhos, tanques, poços e outros diversos lugares de armazenamento.
Quais os tipos de armazenamentos de grãos atuais?
Hoje em dia, com a tecnologia, existem mais opções de armazenamento de grãos excedentes. Dentro os mais conhecidos estão os silos metálicos, o armazém graneleiro e os silos bag.
O que mais chama atenção é que as formas de armazenar variam de acordo com o instrumento, como por exemplo, o armazenamento do silos bag funciona de modo subterrâneo. Já o silo metálico é em um cilindro de metal gigante que fica sobre a terra.
Aprenda mais sobre armazenamento de grãos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50155562