"Com o envelhecimento da população brasileira (IBGE, 2008), é previsto que em alguns anos o Brasil se torne a 6ª população de idosos do planeta. Por este motivo um dos temas mais estudados, é sobre a cognição da pessoa em envelhecimento. Porém quando se busca na literatura nacional o tema do envelhecimento saudável, em particular, o do idoso considerado saudável do ponto de vista cognitivo percebe-se que o volume de trabalhos é escasso comparado aos que investigam as patologias do envelhecimento. O envelhecimento com independência e autonomia gradualmente passa a ser uma preocupação cada vez maior de alguns estudiosos e também das pessoas em geral, visto que muitas das doenças que afetam atualmente as pessoas em envelhecimento ainda são vistas como incapacitantes em particular as neurológica. " A avaliação neuropsicológica com idosos é comumente aplicada Escolha uma: a. Para diagnóstico de funções psicológicas como memória e atenção, que usualmente estão em declínio nessa etapa de vida. B. Antes de o idoso iniciar a prática de atividades físicas de maior intensidade, como musculação e natação. C. Em entrevistas de emprego, seguida de provas situacionais e dinâmicas de grupo, visando a seleção do perfil adequado. D. Para selecionar ingressantes para instituições de acolhimento de idosos, como ILPIs (instituições de longa permanência de idosos). E. Em casos de doença terminal, como complemento diagnóstico das funções gerais do organismo
Soluções para a tarefa
Pode-se concluir que a avaliação neuropsicológica realizada em idosos é aplicada para diagnosticar as funções psicológicas. Letra a.
Avaliação neuropsicológica com idosos
As avaliações neuropsicológicas de idosos muitas vezes visam identificar as características cognitivas do paciente para correlacionar com possíveis distúrbios neurológicos comuns aos idosos, como Alzheimer, demência frontotemporal e outros.
É realizado uma avaliação estruturada de idosos por meio de observação direta (testes de desempenho) e questionários. Portanto, as avaliações funcionais de pessoas com mais de 65 anos focaram as seguintes dimensões: física, psicológica (cognitiva e emocional) e social.
Aplicando ao exercício
Sendo assim, pode-se concluir que a avaliação neuropsicológica realizada em idosos é aplicada para diagnosticar as funções psicológicas. Letra a.
Entenda mais sobre Avaliação neuropsicológica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/41773924
#SPJ4