Com o desenvolvimento da técnica e dos ofícios especializados, deu-se o incremento da agricultura, do pastoreio e do comércio de excedentes. A sociedade tornou-se mais complexa, pela rígida divisão de classes, pela religião organizada e pelo Estado centralizador. Assim, as primeiras civilizações, surgidas no norte da África e na Ásia, distinguiram-se das comunidades tribais por representarem a transição de um modelo social igualitário para uma sociedade de classes. Sobre a estrutura social das civilizações da Antiguidade Oriental é CORRETO afirmar que:
A administração burocrática do Estado controlava a produção agrícola, arrecadava impostos e recrutava mão-de-obra para a construção dos tempos e prédios públicos.
O Estado, cada vez mais centralizador, reprimiu a influência exercida pela religião, forçando uma separação entre o poder religioso e o poder político.
A existência de um Estado burocrático garantiu que a organização da sociedade se baseasse numa estrutura de relações homogêneas e igualitárias.
A complexa organização das civilizações orientais relegou à religião um lugar marginal, sem status social e sem autoridade no contexto do poder político.
A divisão da sociedade em classes não interferiu na organização do trabalho e participação coletiva da produção agrícola.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
nao sei,estou precisando
Perguntas interessantes
Ed. Física,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás